Moçambique: Frelimo perde 50 deputados mas controla Parlamento
31-10-2014 - N.A.
Quando a Assembleia da República abrir as portas à oitava Legislatura, a Frelimo vai entrar com uma maioria absoluta de 145 deputados, pelo menos. É uma vitória confortável, que servirá para viabilizar os projectos do futuro governo de Filipe Nyusi sem necessidade de negociações com a oposição. No entanto, o número de assentos diminuiu e está longe dos 191 que, em 2004, marcaram o discurso de vitória esmagadora do referido partido.
Por sua vez, a Renamo e o MDM ganharam mais lugares, o que abre boas perspectivas para uma confrontação de ideias mais equilibrada na Assembleia. O partido de Afonso Dhlakama, que desde 1994 luta contra a hegemonia política da Frelimo, elegeu 88 deputados, contra os 51 da sétima Legislatura.
Já o MDM duplicou o registo de há cinco anos, com 16 assentos. Este é um resultado abaixo das expectativas, não fazendo jus ao notável desempenho do partido nas eleições autárquicas de 2013. No círculo eleitoral de Maputo, por exemplo, o MDM perdeu 56.317 votos dos 120.807 obtidos nas autárquicas.
Fonte: O País
Voltar |