Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Moçambique: Frelimo e Nyusi vencem com 57% nos resultados eleitorais provisórios

31-10-2014 - N.A.

A Frelimo, partido no poder em Moçambique, e o seu candidato presidencial, Filipe Nyusi, conquistaram cerca de 57% dos votos válidos das eleições gerais de 15 de Outubro, de acordo com os resultados oficiais provisórios das 11 províncias do país.

De acordo com alguns analistas, estes resultados representam uma margem “substancialmente inferior” aos 60% previstos no início do apuramento dos resultados.

Por outro lado, Afonso Dhlakama, líder da Renamo, principal partido da oposição, conquistou 36% dos votos, mais do dobro dos 16% obtidos nas presidenciais de 2009.

O terceiro candidato presidencial, Daviz Simango, líder do MDM, segundo maior partido da oposição, obteve 6,5%, contra os 9% conquistados em 2009.

Nas legislativas, a Frelimo também venceu com a mesma margem que o seu candidato (57%), uma queda acentuada comparativamente a 2009, quando obteve 75%.

A Renamo conquistou um terço dos votos e o MDM obteve pouco mais de 9%. Os restantes 27 partidos da oposição, que também concorreram no escrutínio, não conseguiram nenhum assento no Parlamento.

Estes resultados não incluem os círculos eleitorais das comunidades moçambicanas no estrangeiro, onde foram recenseados 88.820 eleitores.

Os cálculos realizados com base nos dados disponíveis apontam que o futuro Parlamento poderá incluir 142 deputados da Frelimo, 89 da Renamo e 19 do MDM.

Fonte: Panapress

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome