Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Eleições em Moçambique: Candidato presidencial da Frelimo confiante na vitória

17-10-2014 - N.A.

O candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi, encontra-se actualmente em vantagem, enquanto decorre o processo de contagem de votos, iniciado na noite de quarta-feira, 15. Dados preliminares, apurados em 50% das mesas de votação, indicam que Nyusi é o candidato mais votado, com 61,2%.

O segundo mais votado é Afonso Dhlakama, candidato pela Renamo, com 31%, e, em último, surge Daviz Simango, do MDM, com 7,7%, de acordo com os dados do Observatório Eleitoral.

Do mesmo modo, o partido Frelimo também está na linha da frente com 58,11%, enquanto a Renamo, com 28,9%, encontra-se na segunda posição. No terceiro lugar está o MDM, com 11,7% dos votos.

O candidato presidencial pela Frelimo (partido governamental), Filipe Nyusi, manifestou confiança na vitória nas eleições gerais desta quarta-feira, 15, para a escolha dos dirigentes para os próximos cinco anos.

O político falava pouco depois de exercer o seu direito de voto na Escola Secundária da Polana, em Maputo, na companhia da sua esposa e de dois dos seus filhos, que votaram pela primeira vez.

O sucessor de Armando Guebuza, presidente da República de Moçambique, tem como rivais Afonso Dhlakama, pela Renamo (maior partido da oposição), e Daviz Simango, pelo MDM, segunda maior força política da oposição.

Após depositar o seu voto, Nyusi disse aos jornalistas estar seguro da sua vitória e do seu partido nestas eleições, apontando como alicerces o “trabalho aturado” realizado durante os 45 dias de campanha eleitoral no país e na diáspora.

“Naturalmente que vamos vencer. Penso que tivemos um bom trabalho, e o resultado positivo que esperamos será deste candidato que estão a ouvir. Eu e o meu partido trabalhámos para isso”, declarou Nyusi.

Na mesma ocasião, o candidato aproveitou para apelar aos moçambicanos, exortando a deslocação às assembleias de voto e o cumprimento do dever cívico.

Estas são as quintas eleições gerais em Moçambique e as segundas para as assembleias provinciais.

Fonte: Panapress

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome