Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Moçambique: EDM vai construir nova central termoeléctrica a gás em Maputo

17-10-2014 - N.A.

A cidade de Maputo vai contar, a partir de 2018, com uma central termoeléctrica de ciclo combinado a gás natural.

Para o efeito, foi assinado, na passada sexta-feira, 10, um contracto de consultoria e fiscalização entre a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) e o consórcio japonês TEPSCO-Oriconsul, um acto que marca o início da materialização do projecto.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da EDM, Gildo Sibumbe, esta central, a ser construída na antiga SONEF, “vai reforçar a disponibilidade de energia eléctrica, para responder aos planos do Governo de expansão do acesso da população a este recurso”.

Por sua vez, o representante-chefe da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) em Moçambique, Katsuyoshi Sudo, considera que o empreendimento vai melhorar e estabilizar o fornecimento de energia eléctrica na região sul do país, onde a procura é cada vez maior, impulsionada pelo forte crescimento económico.

A demanda de energia na zona sul de Moçambique, que inclui a cidade de Maputo, com uma população de cerca de 1,2 milhões de pessoas, deverá aumentar a uma taxa anual de 18% nos próximos cinco anos.

Fonte: O País

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome