Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Banco de Portugal alerta para agravamento do défice em Moçambique

17-10-2014 - N.A.

A economia moçambicana foi uma das mais destacadas no XXIV Encontro dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu na semana passada em Lisboa e que contou com a presença do governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.

De acordo com um estudo elaborado pelos economistas do Banco de Portugal (BdP), a economia moçambicana voltou, em 2013, a registar um crescimento elevado de 7,4%, “afirmando-se como uma das mais dinâmicas da África subsaariana”, o que contribuiu para um “crescimento real de 7,4% na última década, claramente superior aos 4,8% do conjunto dos países da Southern African Development Community (SADC)”.

Para este ano, o BdP aponta para uma “aceleração do crescimento de 8,3%, com base na actividade do sector do carvão e investimento estrangeiro e público”. Contudo, em termos de contas públicas para o ano de 2014, estima-se um défice de 12% do PIB devido, essencialmente, a um “aumento das despesas públicas com projectos em atraso do ano anterior, despesas inerentes ao processo eleitoral e à nova pressão das operações financeiras”, destaca o documento.

Fonte: Macauhub

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome