Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 23 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Pelo menos 86 mortos e 134 desaparecidos nas inundações no Sul do Brasil

10-05-2024 - Expresso

As chuvas, que só agora começaram a diminuir nesta região do país, afetaram mais de 1,1 milhões de habitantes em 385 municípios

Pelo menos 86 pessoas morreram e 134 estão desaparecidas devido às inundações causadas pelas fortes chuvas no sul do Brasil, indicaram as autoridades do estado do Rio Grande do Sul em novo balanço.

O anterior balanço apontava para 84 mortos e 111 desaparecidos na catástrofe ambiental que se vive em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina e o Uruguai.

As autoridades estão a investigar as causas de quatro outras mortes para determinar se estão relacionadas com as chuvas, que afectam o sul do Brasil há uma semana.

As chuvas, que só agora começaram a diminuir nesta região do país, afetaram mais de 1,1 milhões de habitantes em 385 municípios, que sofrem com a falta de alimentos, medicamentos e serviços básicos como eletricidade e água.

Dados da Defesa Civil local indicam que, desse total, 153.824 pessoas foram obrigadas a deixar as suas casas, encontrando-se em casas de familiares e amigos, enquanto outras 47.676 estão em abrigos improvisados pelas autoridades.

O rio Guaíba inundou o centro histórico de Porto Alegre, a capital regional, e várias cidades da região metropolitana, mas as inundações e os deslizamentos de terra causaram danos consideráveis em muitas cidades do interior do Rio Grande do Sul.

Com uma população de 11 milhões de habitantes, o Rio Grande do Sul tem um total de 496 municípios, dos quais 385 foram afetados.

Pelo menos 1,2 milhão de residências e estabelecimentos comerciais permanecem sem energia elétrica e 98 municípios estão sem serviços de telefonia e internet.

Além disso, 47 estradas registaram bloqueios totais ou parciais devido à subida de rios e deslizamentos de terras.

Mais de 14 500 socorristas de vários estados e militares estão atualmente destacados para ajudar as vítimas.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome