“Parlamento refém de birra de criança de 40 e tal anos”. IL arrasa “tristíssimo espectáculo” do Chega
29-03-2024 - Zap
O presidente da Inciativa Liberal, Rui Rocha, acusa o Chega e André Ventura de deixarem o Parlamento português “refém de uma birra” num comportamento de “criança mimada e grande” que “bloqueia o início da solução dos problemas dos portugueses”.
As declarações de Rui Rocha surgem depois do impasse verificado na eleição do presidente da Assembleia da República (AR). A Aliança Democrática não conseguiu eleger José Pedro Aguiar-Branco, nem o PS conseguiu que Francisco Assis ganhasse com a maioria de 116 votos necessários para confirmar a escolha.
O Chega foi decisivo para esse desfecho, levando a votação a uma terceira volta, onde o impasse se manteve.
Para Rui Rocha foi um “tristíssimo espectáculo” e uma actuação “lamentável” por parte do Chega e dos seus 50 deputados.
O líder da Iniciativa Liberal (IL) nota que “a democracia portuguesa” e “o Parlamento português” estão “reféns de um irresponsável”, sublinhando que “esse irresponsável chama-se André Ventura”.
“Imagino o que seja as pessoas estarem lá em casa à espera de soluções para a saúde, para a educação, para os impostos, para o futuro dos seus filhos, e assistirem a este tristíssimo espectáculo”, acrescenta ainda Rui Rocha.
Chega abriu possibilidade de eleger “outro socialista”
Referindo-se à última votação do dia, em que os deputados escolheram entre Aguiar-Branco e Assis, Rui Rocha destaca, com indignação, que os deputados do Chega não foram “capazes de decidir” entre “um candidato socialista” e a escolha da aliança de direita.
“As pessoas que votaram no Chega perante esta vergonha, o que é que consideram em relação ao seu voto – era isto que queriam?”, questiona o líder da IL, apontando que o Chega abriu “a possibilidade de um outro socialista suceder a Augusto Santos Silva“.
A votação terá de ser feita novamente na quarta-feira, para ver se se desfaz o que Rui Rocha define como um impasse “absolutamente inadmissível”. “Já devíamos estar a preparar esta legislatura, a apresentar e a discutir medidas, a resolver a vida dos portugueses”, nota.
Sempre apontando o dedo a Ventura, Rocha fala do líder do Chega como “uma criança de 40 e tal anos”, “mimada e grande”, que “bloqueia o início da solução dos problemas dos portugueses“.
“Como pai, o que sei é que as birras resolvem-se com boa educação, agora com crianças de 40 e tal anos, tenho dificuldade em saber quais as medidas correctas”, atira ainda o líder da IL, sem conseguir prever como, ou quando, é que o impasse se vai resolver.
Fonte: ZAP
Voltar |