Edição online quinzenal
 
Domingo 21 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Erdogan: Confio igualmente na Rússia e no Ocidente - O presidente turco atrai a EU

22-09-2023 - Laura Hülsemann

Rússia e o Ocidente? A meu ver, não há diferença, disse o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, na segunda-feira.

“Na medida em que o Ocidente é confiável, a Rússia é igualmente confiável. Nos últimos 50 anos, temos estado à espera à porta da UE e, neste momento, confio na Rússia tanto quanto confio no Ocidente”, disse Erdoğan – cujo país é membro das forças armadas transatlânticas da NATO, disse em entrevista.

Os comentários de Erdoğan ao Serviço Público Americano de Radiodifusão (PBS) seguiram-se a uma pergunta sobre o presidente russo, Vladimir Putin, e o acordo de cereais do Mar Negro, do qual Putin desistiu em Julho, no meio do seu longo ataque letal contra a Ucrânia.

“Acontece que a Rússia é um dos meus vizinhos mais próximos. E temos uma história comum”, acrescentou o presidente turco.

As boas relações políticas – com a UE, os EUA ou a Rússia – baseiam-se em cálculos “ganha-ganha” para Ancara e, portanto, acrescentou Erdoğan, continuará a promover todas elas.

Na semana passada, Erdoğan ameaçou separar-se da UE, depois de um relatório do Parlamento Europeu ter argumentado que a adesão de Ancara ao bloco – estagnada há décadas – deve ser interrompida devido ao histórico do país em matéria de direitos humanos e de Estado de direito.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome