Edição online quinzenal
 
Domingo 16 de Junho de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Praças das Forças Armadas contestam alterações ao EMFAR

08-09-2023 - AbrilAbril

A Associação de Praças contesta as alterações ao Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), consagradas no decreto-lei publicado esta segunda-feira, considerando-as lesivas para a classe.

Estas alterações, promovidas pelo Governo no âmbito da criação do quadro permanente de praças no Exército e na Força Aérea, não tiveram em conta, segundo a Associação de Praças (AP), nenhuma das 32 propostas que apresentou. «Nem uma vírgula foi incluída nesta 3.ª alteração do EMFAR», sublinha num comunicado. A AP esteve envolvida neste processo, nomeadamente através de reuniões com o então secretário de Estado da Defesa Nacional.

A AP chama a atenção para «o artigo 249.º do anterior EMFAR», que estabelecia as funções que as praças tinham de exercer, dispensando o «Cabo-mor de algumas daquelas funções». Com as alterações agora introduzidas, os Cabo-mor passam a estar, «em termos de funções a executar», ao mesmo nível dos cabos e dos primeiros-marinheiros, uma situação considerada «inaceitável».

A Associação, que anunciou um pedido de audiência, com carácter de urgência, ao secretário de Estado da Defesa Nacional, alerta ainda para o facto de os praças do quadro permanente continuarem a não estarem abrangidos por «nenhuma promoção por diuturnidade».

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome