Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 22 de Fevereiro de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

China imporá controles de exportação de materiais essenciais para a fabricação de chips à medida que a "guerra dos chips" do Ocidente aumenta

07-07-2023 - Global Times

A China imporá controles de exportação de gálio e germânio, ambos usados ​​na fabricação de semicondutores e outros componentes electrónicos, a partir do próximo mês para salvaguardar a segurança e os interesses nacionais, anunciaram dois ministérios na segunda-feira. 

“A fim de salvaguardar a segurança e os interesses nacionais, com a aprovação do Conselho de Estado, é decidido implementar controles de exportação de itens relacionados ao gálio e germânio”, o Ministério do Comércio (MOFCOM) e a Administração Geral das Alfândegas (GAC) disse em um aviso.

De acordo com o comunicado, a partir de 1º de Agosto, itens que atendam a determinadas características não poderão ser exportados sem aprovação. Os ministérios listaram oito itens relacionados ao gálio e seis itens relacionados ao germânio.

Sob o controle de exportação, os exportadores devem apresentar um pedido às autoridades comerciais locais para exportar os itens relevantes e devem ser aprovados pelo Ministério do Comércio antes de exportar tais itens. Os exportadores enfrentariam multas e acusações criminais se exportassem tais itens sem permissão.

Tanto o gálio quanto o germânio são fundamentais na fabricação de semicondutores e outros electrónicos. Por exemplo, o germânio é usado em fibras ópticas e semicondutores, enquanto o gálio é usado na fabricação de chipsets para dispositivos electrónicos, como motherboards de computadores ou telefones portáteis, de acordo com relatos da mídia. 

A China é o maior produtor mundial de gálio bruto, usado na fabricação de chipsets para gerar ondas de invasão de alta frequência em estações base 5G, respondendo por 95% da produção global, de acordo com o provedor de informações do sector Fierce Electronics.

A China também é um importante fornecedor de germânio, que é usado principalmente em fibra óptica e infravermelha, plásticos PET, electrónicos e painéis solares. A UE listou o metal como uma matéria-prima crítica, já que importa cerca de 17 por cento de seus suprimentos da China, de acordo com relatos da mídia. 

Embora o aviso emitido pelo MOFCOM e GAC na segunda-feira não tenha entrado em detalhes sobre o que motivou a medida, além de dizer que visa proteger a segurança e os interesses nacionais, a medida ocorre no momento em que os EUA e alguns de seus aliados estão incansavelmente intensificando a repressão. sobre o desenvolvimento tecnológico da China em vários campos, incluindo semicondutores. 

Por exemplo, na última acção, sob crescente pressão de Washington, o governo da Holanda anunciou na semana passada uma ordem ministerial restringindo as exportações de certos equipamentos avançados de semicondutores. Como resultado, a gigante holandesa de equipamentos de fabricação de chips ASML disse que, devido a esses regulamentos de controle de exportação, a ASML precisará solicitar licenças de exportação ao governo holandês para todas as remessas de seus sistemas de litografia DUV de imersão mais avançados.

A China expressou repetidamente insatisfação com a decisão holandesa e pediu ao governo holandês que respeite os princípios de mercado e os espíritos contratuais, a fim de evitar danos à cooperação bilateral. As autoridades chinesas também criticaram o abuso das medidas de controle de exportação dos EUA para manter sua hegemonia, ao mesmo tempo em que cria interrupções nas cadeias de suprimentos globais. 

À medida que os EUA e seus aliados continuam a intensificar sua guerra de chips e repressão tecnológica, é normal e, de fato, crucial para a China tomar medidas proactivas para proteger seu desenvolvimento tecnológico e segurança e interesses nacionais, disseram analistas da indústria chinesa. 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome