Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 23 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Senhor da guerra russo Prigozhin para POLITICO: Traga-me caças F-35

23-06-2023 - Douglas Busvine

O chefe do exército mercenário de Wagner também faz pedidos simulados de rifles de precisão, metralhadoras e lançadores de granadas fabricados nos Estados Unidos.

O notório senhor da guerra russo Yevgeny Prigozhin pediu ajuda ao POLITICO para equipar seu exército particular Wagner com caças Lockheed Martin F-35.

Em uma mensagem de voz sarcástica entregue em resposta a um pedido de comentário, Prigozhin também pediu ajuda para obter rifles de precisão, metralhadoras e lançadores de granadas fabricados nos Estados Unidos.

“Peço que conversem com seus contactos para que possamos obter esses suprimentos”, disse Prigozhin, cujos mercenários lutaram na linha de frente da guerra de Vladimir Putin na Ucrânia.

“Tenho mais um pedido para você”, continuou Prigozhin. “Então: F-35s. Se for possível, como discutimos anteriormente, comprar suprimentos via Nova Zelândia.  Eles podem precisar reabastecer no Havai, mas realmente não prevejo um problema.”

A declaração de Prigozhin parecia ser uma piada: foi proferida em um tom jovial e irônico que contrastava completamente com as tiradas furiosas e carregadas de palavrões que ele lançou contra o alto escalão militar da Rússia sobre problemas no abastecimento de suas forças.

O POLITICO procurou Prigozhin como parte de uma investigação que encontrou evidências de que o fabricante do rifle russo Orsis T-5000 usado por seus homens havia adquirido munição de uma empresa americana.

Em uma aparente negação, ele respondeu que Wagner, que recentemente capturou a cidade de Bakhmut após uma sangrenta batalha de meses, tinha “uma enorme quantidade de munição da OTAN que sobrou do exército ucraniano”.

'Tenho certeza que você conhece Victor'

Na gravação de dois minutos e meio postada em seu canal Kepka Prigozhina Telegram, Prigozhin também ofereceu uma introdução a Viktor Bout, o traficante de armas russo libertado em Dezembro passado pelos EUA em uma troca de prisioneiro pelo jogador profissional de basquete Brittney Greiner.

“Tenho certeza de que você conhece bem Viktor Bout”, disse Prigozhin. “Já conversei com ele – ele está pronto para cuidar de todas as entregas. Mas vamos assumir que você é uma parte neste diálogo do lado dos Estados Unidos da América.”

“Então, eu aperto sua mão, muito obrigado pelas perguntas e espero que você me responda. Obviamente, sobre as entregas dos F-35, responda em mensagem privada.”

E, em uma despedida, Prigozhin disse: “Douglas, amigo, esqueci completamente! Se o negócio for fechado, meu Orsis [rifle] pessoal será meu presente para você.

Reportagem adicional de Zoya Sheftalovich e Emma Krstic.

Fonte: POLITICO

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome