Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Julho de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
A EUROPA PRECISA DE INVESTIMENTO CHINÊS

21-06-2024 Autor: Dália Marin

Durante décadas, a China exigiu que as empresas ocidentais estabelecessem parcerias com fabricantes nacionais para aceder ao seu vasto mercado. Para permanecer competitiva e evitar um doloroso choque com a China, a União Europeia deveria fazer a engenharia inversa das políticas que permitiram às empresas chinesas tornarem-se líderes mundiais em tecnologias verdes.
O PERIGO DE CORTES PREMATUROS NAS TAXAS DO BCE

07-06-2024 Autor: Axel A. Weber

Ao embarcar agora num novo ciclo de cortes nas taxas de juro, o Banco Central Europeu parece estar a confiar demasiado em previsões erradas e a ignorar as realidades económicas e geopolíticas. Confrontado com o risco de cortar prematuramente as taxas de juro ou de manter uma política monetária excessivamente restritiva, o BCE não fez uma escolha sensata.
No centro das tensões comerciais sino-americanas está a alegação de que o aumento das exportações da China é resultado de subsídios chineses. Mas a força motriz por detrás deste excesso de bens baratos é um renminbi significativamente subvalorizado, resultado de elevadas saídas de capital causadas tanto pelas políticas internas como pelas restrições dos EUA ao investimento na China.
O QUE ESTÁ IMPULSIONANDO A CORRIDA GLOBAL DO OURO?

10-05-2024 Autor: Haroldo James

O recente aumento do preço do ouro é sintomático de uma ordem mundial em mudança e do início de uma nova era de conflito e incerteza. Os governos e os bancos centrais há muito que consideram o metal precioso como uma fonte potencial de estabilidade monetária e segurança económica, e desta vez não é excepção.
Este ano marca o 30º aniversário do Ano Internacional da Família (AIF) das Nações Unidas. Nas décadas desde a proclamação do AIF, mudanças demográficas, transformações tecnológicas, migração, urbanização e mudanças climáticas sacudiram sociedades do mundo todo. Responder de modo eficaz a essas mudanças requer revisitar as abordagens predominantes da
A contínua fraqueza económica da Alemanha sugere que a crise económica de longo prazo da União Europeia não deverá terminar tão cedo. Mas com os países retardatários tradicionais, como a Itália e a França, a mostrarem sinais de recuperação, e com os membros da Europa Central e Oriental a terem um bom desempenho, as perspectivas económicas do bloco ainda poderão melhorar.
ENFRENTANDO O PROBLEMA DA DÍVIDA OCULTA NO MUNDO

29-03-2024 Autor: Pablo Saavedra, Manuela Francisco e Diego Rivetti

Entre os desafios da dívida que os países de baixo rendimento enfrentam, o reforço da transparência da dívida soberana destaca-se como um desafio em que é possível alcançar progressos concretos e significativos. O sucesso exigirá soluções técnicas práticas e também a plena cooperação dos credores.
A ECONOMIA É IRREMEDIAVEL-MENTE SEXISTA

15-03-2024 Autor: Yanis Varoufakis

Uma das razões pelas quais as mulheres evitam o campo da economia é o porco machista que se encontra no seu centro, disfarçado de modelo de racionalidade. Nenhuma mulher sensata se reconhece no Homo economicus, que sempre consegue o que gosta e gosta do que consegue.
A decisão dos líderes trabalhistas de abandonar o seu altamente divulgado Plano de Prosperidade Verde sublinha o contínuo fracasso do partido em articular uma resposta coerente às críticas conservadoras. Em vez de se concentrarem no reforço das suas credenciais fiscais, os líderes trabalhistas deveriam restabelecer a ligação com as raízes keynesianas do partido.
LIÇÕES DOS PRIMEIROS 25 ANOS DO EURO

16-02-2024 Autor: Marco Buti e Giancarlo Corsetti

Antes da introdução da moeda única europeia em Janeiro de 1999, os seus arquitectos previram um futuro de estabilidade macroeconómica e crescimento acelerado. Embora o euro tenha cumprido algumas destas promessas, não conseguiu facilitar a integração económica e política do continente.
Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome