20-06-2014
A criação do Museu Municipal de Almeirim, local de exposição e divulgação da história e cultura local, consegue ser uma proposta válida no meio museológico nacional e não só.
Em Outubro do ano passado, António Nabais (museólogo e autor do guião do Museu Municipal) propôs-me a candidatura do Museu aos prémios APOM [1], na categoria de Museu do Ano 2014. Para tal, seria necessária a preparação de um dossiê de apresentação do equipamento cultural e que para isso, segundo o Doutor, teria o meu trabalho de projecto de Mestrado em Museologia, nas palavras do mesmo “nenhuma outra bibliografia seria tão fiel e necessária à execução de tal dossiê!”
E foi assim. Em Outubro de 2013 preparei um conjunto de informação de forma a explicar e a evidenciar a importância do Museu Municipal, no reconhecimento, valorização e divulgação da história e cultura local pelo público em geral. Juntamente com Almeirim, concorreram àquela categoria o Museu Machado de Castro (Coimbra) e o Museu do Ar (Sintra) que acabaram por ser vencedores na categoria, em ex-aequo. A Almeirim ficou reservada uma Menção Honrosa, que muito me honrou – passo a redundância - pelo simples facto de ver reconhecido o trabalho de dez anos, aos olhos de um organismo credível da museologia e ainda para mais com concorrentes tão válidos.
E para acabar o que disse no início, os projectos justificam-se e enaltecem-se, não só pelos prémios que ganham (mas que apesar de tudo o valorizam!), mas também pelos objectivos pessoais que havia traçado e que vou conseguindo alcançar. A dedicação, a perseverança, a determinação, a combatividade, o rigor são termos que sempre me acompanham e me forçam a nunca desistir. Venham mais dez!
Milheiro*, Marta (2013) Contributos para uma candidatura à Rede Portuguesa de Museus – o caso do Museu Municipal de Almeirim (trabalho de Projecto para obtenção do grau de Mestre em Museologia).
*Licenciada em História da Arte e Mestre em Museologia pela FCSH - Universidade Nova de Lisboa.
[1] A Associação Portuguesa de Museologia, também conhecida como APOM, tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM, no seu Estatuto.
É também seu objectivo promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações.
Finalmente é sua intenção realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.
(Informação retirada de http://www.apom.pt/pagina,47,73.aspx)