Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 23 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Dia Internacional dos Museus 9º Aniversário do Museu Nacional Ferroviário 18 de maio 2024

10-05-2024 - N.A.

Museu Nacional Ferroviário celebra o Dia Internacional dos Museus com várias atividades e entrada gratuita.

Esta ocasião anual é uma oportunidade para destacar a importância dos museus na promoção da investigação, da aprendizagem e da preservação do património. Todas as pessoas estão convidadas a participar nas diversas atividades que preparamos para celebrar no dia 18 de maio 2024.

Às 10h30 é apresentada a “Caderneta de Cromos: SOBRE CARRIS”, um projeto inédito que junta o Museu da Carris (Lisboa), o Museu Nacional Ferroviário (Entroncamento) e o Museu do Carro Eléctrico (Porto). Trata-se de uma caderneta de cromos com vários veículos emblemáticos dos três museus. A edição, limitada, começará a ser comercializada neste dia, quer fisicamente, nos três museus, quer online, através dos respetivos sites.

Ainda durante a manhã pode participar na visita aos Bairros Ferroviários do Entroncamento, na qual ficará a conhecer a história destes equipamentos sociais que foram fundamentais para a vida e a cultura dos ferroviários ao longo dos anos.

Quando chegar a hora do almoço venha fazer um piquenique ferroviário nas Carruagens Restaurante trazendo a sua comida para partilhar em família.

À tarde pode participar na sessão de jogos de tabuleiro dinamizada pela B de Brincar, uma atividade cheia de experiências divertidas e construtivas, para mais tarde recordar.

Os momentos musicais do dia são promovidos pelo projeto Inclústica do Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento e pelo Lisboa Coro Rock.

Ainda há tempo para a visita “Os Ferroviários”, que oferece uma viagem reveladora do dia-a-dia de trabalho nos comboios e na ferrovia, desde a era do vapor até aos nossos dias. É um convite à descoberta das diferentes profissões, as suas tarefas e rotinas, os utensílios e ferramentas particulares de cada ofício ligado ao trabalho na ferrovia.

O dia fica completo com a viagem a bordo do Minicomboio e a condução deuma locomotiva elétrica no Simulador de Condução Ferroviária.

Junte-se a nós!

Sobre o Dia Internacional dos Museus

A celebração do Dia Internacional dos Museus realiza-se desde 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. A cada ano esta data comemorativa evoca um tema diferente procurando refletir sobre questões relevantes para os museus e para a sociedade, sendo o mote deste ano “Museus, Investigação, Educação". Desde a sua inauguração em 18 de maio de 2015, que o Museu Nacional Ferroviário se associa a esta data, procurando através de várias atividades culturais reforçar os laços com a comunidade.

O Museu Nacional Ferroviário, fica Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A, Entroncamento.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome