Memórias de um Felino
Maria do Carmo Vieira
Minotauro
Guito é um velho gato que, integrado numa grande família constituída por felinos e humanos, sentiu, a dado momento, o impulso de escrever as suas memórias, num manifesto desejo de testemunhar a sua experiência do mundo, acrescentando-lhes a revelação de um segredo recente, como gesto de amizade e de confiança para com os seus futuros leitores.
A Autora
Maria do Carmo Vieira nasceu em Lisboa, em 1952. É licenciada em Filologia Românica (1975), com mestrado em Literatura de Viagens (1996) e professora aposentada do Ensino Secundário (2014).
Em 1985, aquando da comemoração dos 50 anos da morte de Fernando Pessoa, criou, com os seus alunos de português do 11.° ano, um movimento em defesa da preservação do Café Martinho da Arcada de que resultou a sua classificação de interesse público. Anda com alunos e apoiantes do movimento, fundou a Associação Pessoana dos Amigos do Martinho da Arcada (ARAMA, 1986), que, entre outras iniciativas, promoveu o concurso (1987) e as obras de restauro do velho café (1990).
Como presidente da APAMA, coordenou, com Rui Mário Gonçalves, a publicação de Passo e Fico, como o Universo, livro de pintura de influência pessoana. Coordenou a fixação do texto de Etiópia Oriental e Vária História de Cousas Notáveis do Oriente, de Fr. João dos Santos (Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999). É também autora dos livros Sobre Fernando Pessoa (1993), A Arte, Mestra da Vida (2008) e O Ensino do Português (2010).
Tem publicado inúmeros artigos sobre o ensino do português e o Acordo Ortográfico de 1990, e participado também em conferências, debates e entrevistas sobre essas matérias.
Maria do Carmo Vieira é uma colaboradora do Notícias de Almeirim