Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ESPANHA 23-F 1981 - (Parte 4)

23-03-2018 - Manelinho de Portugal

O pós 23 – F

Nos dias seguintes milhões de espanhois sairam à rua manifestando-se a favor da democracia e apoiando o Rei.

Logo que o Congresso dos Deputados se voltou a reunir em plenário, o insuspeito Santiago Carrillo, líder histórico do PCE, subiu à tribuna para discursar e agradeceu formalmente ao Rei ter-se oposto ao golpe e defendido a democracia.

Após essa última tentativa de pronunciamento militar dos muitos da história de Espanha, e também derradeiro num país da Europa ocidental, a popularidade do Rei Don Juan Carlos e da Monarquia aumentou exponencialmente, dizendo-se que se nem todos os espanhois eram monárquicos, a sua grande maioria era “juancarlista”.

Face ao exposto, poder-se-á dizer que Don Juan Carlos I de Espanha foi o último “verdadeiro” Rei da Europa, pois entre a sua proclamação em 22/11/1975 e 24/02/1981 exerceu de forma directa e indirecta poderes legislativos e executivos, bem como a chefia suprema das Forças Armadas.

Sabiamente, tal como quando decidiu proceder à transição do Franquismo para a Monarquia parlamentar democrática, Don Juan Carlos soube interpretar, e bem, os “sinais dos tempos”, ao perceber que a Coroa necessitava de “sangue novo”, abdicando a 18/06/2014 em seu filho, proclamado Rei Filipe Vi de Espanha pelas Cortes Gerais em 19/06/2014.

Concluindo, com o 23-F os espanhois consolidaram o seu regime monárquico constitucional democrático e El Rei Don Juan Carlos I, cuja legitimidade dinástica e política havia “herdado” de Franco em termos formais e legais, viu a mesma “ratificada de facto” -e na “rua”- pelo apoio popular, podendo transmiti-la a seu filho El Rei Don Filipe VI.

23-F GALERIA DE INSPIRADORES E PRINCIPAIS PROTAGONISTAS

INSPIRADORES DOS GOLPISTAS

1 - José António Primo de Rivera

2 - Francisco Franco

GOLPISTAS

3 - Tenente-Coronel Tejero Molina

 

4 - General Milans del Bosch

6 - General Alfonso Armada

5 - General Torres Rojas

 

DEFENSORES DA CONSTITUIÇÃO E LEAIS AO REI

7 - General José Juste

8 - General Quintana Lacaci

9 - General José Gabeiras

10 - General Sabino Fernández Campo
11 - Francisco Laína
12 - Jordi Pujol

EL REI DON JUAN CARLOS - NOITE DE 23/14 - F

13 - El Rei na TVE

Manelinho de Portugal

Faça aqui o download do artigo completo em PDF»»»

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome