Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“Ideia maluca”. Bernie Sanders usa SNS português em campanha eleitoral

21-02-2020 - Zap

O Serviço Nacional de Saúde entrou na campanha eleitoral de Bernie Sanders. O acesso a um serviço de saúde universal é uma das bandeiras defendidas pelo candidato às primárias do Partido Democrata.

A campanha de Bernie Sanders, o candidato independente que concorre nas primárias do Partido Democrata, levou o Serviço Nacional de Saúde português para a campanha eleitoral.

No Twitter, o vencedor do voto popular nas primárias do Iowa e de New Hampshire listou por ordem alfabética os países com serviços de saúde públicos e universais, e entre eles Portugal. “Lembre-se:  a nossa ideia maluca é uma realidade “, escreveu o senador de Vermont no Twitter antes de elencar 27 países.

Remember: our "crazy idea" of universal health care is a reality in:

Australia
Austria
Belgium
Canada
Chile
Czech Rep.
Denmark
Finland
France
Germany
Greece
Hungary
Iceland
Israel
Italy
Japan
Netherlands
New Zealand
Norway
Poland
Portugal
S. Korea
Spain
Sweden
Switz.
Turkey
U.K.

Bernie Sanders quer nacionalizar o seguro de saúde  Medicare , tornando o serviço acessível a todos os cidadãos. A posição é defendida há anos e divide a sociedade norte-americana. Do lado republicano, a pretensão é vista como “louca”.

Atualmente, os cidadãos norte-americanos têm de subscrever seguros de saúde que lhes garantam cobertura médica. Sanders considera que o plano “Medicare for All” é a solução para resolver o problema dos muitos norte-americanos sem qualquer cobertura. No entanto, a medida também tem sido criticada por alguns adversários políticos, que consideram que é  demasiado dispendiosa .

Em 2014, antes da sua candidatura às primárias das eleições de 2016, Bernie Sanders lembrou que os Estados Unidos gastam  três vezes mais em Saúde  do que os outros países industrializados e, no entanto, é o único dos grandes países industrializados que não garante o acesso aos cuidados de saúde como um direito aos seus cidadãos.

Já o presidente dos Estados Unidos, em 2016, durante a campanha das primárias republicanas, defendia “saúde para todos”. “Que vamos fazer, deixar as pessoas morrer nas ruas?”, perguntava. Ao mesmo tempo,  criticava o Obamacare , medida que pôs o governo a suportar o seguro de saúde a milhões de norte-americanos. “Quero livrar-me do Obamacare. Quero dar-vos algo bom.”

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome