Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Câmara de Lisboa aplica travão a carros na Baixa. Moradores não querem sair prejudicados

14-02-2020 - Arlinda Brandão

O Movimento Morar em Lisboa vê aspectos positivos na nova Zona de Emissões Reduzidas Avenidas/Baixa-Chiado. Mas Luís Mendes, do Movimento Morar em Lisboa, diz que os habitantes vão ficar prejudicados com as restrições à circulação, acusando a autarquia de querer agradar mais aos turistas e visitantes do que a quem vive no centro da cidade.

Esta Plataforma Cidadã é constituída por mais de cinco mil cidadãos, dezenas de organizações e apoiada por dezenas de investigadores, profissionais e professores.

A nova Zona de Emissões Reduzidas Avenidas/Baixa-Chiado, apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa, quer reduzir o número de carros, aumentar o espaço pedonal, criar vias cicláveis e facilitar a vida aos transportes públicos.

Chegar à Baixa de Lisboa de carro vai ser mais difícil.

O Plano prevê que o trânsito automóvel na Baixa passe a ser exclusivo para residentes, portadores de dístico e veículos autorizados.

As restrições à circulação automóvel na Baixa de Lisboa vão permitir uma redução de emissões na ordem das 60 mil toneladas de dióxido de carbono por ano. As contas são da Câmara Municipal que pretende avançar com a nova Zona de Emissões Reduzidas, dizendo estar aberta à discussão pública do projecto.

O calendário está traçado: durante este mês a autarquia prevê a apresentação deste plano às Juntas de Freguesia, Associações de Moradores e de Comerciantes e à Assembleia Municipal; em Março, o plano deverá ser aprovado e o regulamento enviado para um período de Consulta pública; a partir de Maio, os cidadãos podem efectuar o registo para a obtenção dos dísticos e em Junho serão realizadas campanhas de informação.

A medida deverá entrar em vigor a partir do verão com o controlo de acesso - através de pórticos - entre Julho e Agosto.

Com a Zona de Emissões Reduzidas a Câmara de Lisboa espera uma redução diária de 40 mil veículos. Actualmente, entram na Baixa cerca de 100 mil carros por dia.

Fonte: Antena

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome