Edição online semanal
 
Quinta-feira 20 de Fevereiro de 2020  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Mário Centeno já se despediu do Eurogrupo e vai para o Banco de Portugal, assegura Marques Mendes

14-02-2020 - Zap

Luís Marques Mendes disse no domingo passado no seu habitual espaço de comentário da SIC que o ministro das Finanças, Mário Centeno, já comunicou aos seus colegas do Eurogrupo que não se recandidata à presidência do organismo.

De acordo com o comentador político, o governante já terá informado os outros ministros das finanças da zona euro, ainda que de forma informal, de que não estará na corrida.

“Mário Centeno na prática  já se despediu no Eurogrupo (…) Em janeiro, numa reunião do Eurogrupo, comunicou de forma informal aos seus colegas ministros das Finanças que não era recandidato a presidente do Eurogrupo”, disse Luís Marques Mendes.

Quanto ao futuro do responsável pela pasta das Finanças no Executivo de António Costa, o comentador não tem dúvidas: Mário Centeno “vai mesmo sair do Governo”, seguindo depois, “daqui a uns meses”, para o Banco de Portugal, onde sucederá a Carlos Costa.

Mário Centeno entregou o seu quinto Orçamento do Estado na semana passada, recusando precisar se o OE2020 seria o seu último. Em entrevista à RTP, disse estar “totalmente focado” nas suas funções governativas, não adiantando mais sobre o seu futuro.

“Neste momento, estou Ministro das Finanças. É exatamente isso que me importa, amanhã continuarei o meu trabalho (…) O até quando, nas nossas vidas, e em particular nestas funções de político  é um exercício de adivinhação”, considerou.

Em dezembro, numa entrevista ao semanário Expresso, Mário Centeno deixou a porta aberta ao Banco de Portugal, dizendo não encontrar nenhuma incompatibilidade se de Ministro das Finanças passar a ser Governador do Banco de Portugal (BdP). “Isso está escrito em algum sítio do Tratado?”, questionou.

“ Não vejo nenhum conflito de interesses. Dou dois exemplos: um dos vice-presidentes do BCE foi ministro das Finanças de Espanha. E o meu colega eslovaco também transitou das Finanças para o banco central. Estou só a dar exemplos”.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome