Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os métodos Pidescos persistem. Autarquias querem nomes de funcionários que fizeram greve

06-12-2019 - N.A com AbrilAbril

Mais de uma dezena de câmaras municipais pediram aos agrupamentos escolares o nome dos auxiliares que fizeram greve na passada sexta-feira, que teve uma adesão de mais de 90% e fechou centenas de escolas.

Entre as autarquias encontra-se a de Famalicão, que enviou um e-mail a 16 directores de escolas onde existe pessoal não-docente pago pela câmara pedindo que identificassem logo que possível os funcionários que tinham aderido à paralisação «para comunicar aos recursos humanos», noticiou o  Jornal de Notícias.

Na maioria das escolas, os coordenadores optaram por não responder à solicitação das autarquias. Muitos auxiliares foram, também, contactados pelos coordenadores dos agrupamentos onde trabalham, pedindo-lhes para irem trabalhar porque, se não o fizessem, as escolas seriam fechadas.

Segundo a mesma fonte, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN) vai pedir esclarecimentos à Associação Nacional de Municípios e denunciar o caso à Inspeção-Geral da Educação por considerar que se trata de uma violação da Lei da Greve. «Pode ser entendido como uma forma de pressionar e de incutir o medo de represálias junto dos grevistas», considerou Artur Sequeira, dirigente da federação.

Contactada pelo jornal, fonte da Câmara Municipal de Famalicão disse que a intenção era apenas tomar conhecimento do «número de funcionários que aderiram à greve para efeitos de diagnóstico».

A FNSTFPS convocou, para sexta-feira passada,  uma greve nacional para contestar a falta de pessoal não-docente . De acordo com a informação divulgada pela federação nesse mesmo dia, a paralisação teve uma adesão de mais de 90%, obrigando ao fecho de centenas escolas de Norte a Sul do País.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome