Edição online semanal
 
Quarta-feira 13 de Novembro de 2019  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Johnson compara Corbyn a Estaline devido ao “ódio” pelos criadores de riqueza

08-11-2019 - TP

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, lançou esta quarta-feira a campanha eleitoral para as eleições de 12 de Dezembro, comparando o líder da oposição, Jeremy Corbyn, ao antigo líder soviético Estaline por causa do seu “ódio” pelos criadores de riqueza.

Num artigo publicado no Daily Telegraph e citado pelo Expresso, Boris Johnson escreveu que o trabalhista demoniza bilionários de uma maneira que não era vista desde que Estaline perseguiu proprietários de terras na década de 1930.

“Eles fingem que o seu ódio se dirige apenas a certos bilionários – e apontam o dedo a indivíduos com um prazer e um revanchismo que não eram vistos desde que Estaline perseguiu os culaques [camponeses russos que se tornaram proprietários a partir de 1906 e até à colectivização das terras]”, descreveu o líder conservador.

E acrescentou: “Na realidade, eles acabariam a aplicar impostos a todos: sobre pensões, negócios, heranças, casas e jardins”.

No texto, Boris Johnson assegurou que o ‘Brexit’ vai libertar “centenas de milhares de milhões” em investimentos no Reino Unido. Já os trabalhistas não trariam nada senão mais adiamentos no processo de saída da União Europeia, o que “atrasaria o país”, prognosticou.

O ataque do primeiro-ministro surgiu em resposta a Jeremy Corbyn, que declarou na última quinta-feira que um Governo trabalhista  perseguiria uma “elite” muito rica que explora um “sistema fraudulento” para recolher benefícios à custa de muitos.

O líder do Labour reagiu ao artigo de Boris Johnson, publicando no  Twitter a capa do jornal e acrescentando a legenda: “Os disparates que os super-ricos inventam para evitarem pagar um pouco mais de impostos…”.

Com o Parlamento dissolvido desde a meia-noite, o primeiro-ministro dirigiu-se ao Palácio de Buckingham para uma audiência com a rainha Isabel II, regressando depois a Downing Street para o arranque oficial da campanha.

Um dos pontos altos da campanha será o debate entre Boris Johnson e Jeremy Corbyn na  ITV a 19 de Novembro. No dia 28, o debate alargar-se-á à líder dos Liberais Democratas,  Jo Swinson, e será transmitido na  Sky News.

Estas serão as primeiras legislativas realizadas em Dezembro no Reino Unido desde 1923.

Fonte: ZAP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome