Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

OS 848 MILHÕES € DE PREJUÍZOS DO SNS EM 2018

18-10-2019 - Eugénio Rosa

Neste estudo que envio com o título “OS 848 MILHÕES € DE PREJUÍZOS DO SNS EM 2018 DIVULGADOS PELAS TELEVISÕES E JORNAIS – entre 2017 e 2018, os gastos do SNS aumentaram 5,4% mas o governo diminuiu as transferências do Orçamento do Estado para o SNS em 0,6%. Menos dinheiro para a saúde dos portugueses” analiso, com base nos dados constantes do "Relatório e Contas do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde de 2018”, divulgado recentemente por este Ministério a razão dos prejuízos tão elevados apresentados pelas contas patrimoniais (não contabilidade pública) do SNS em 2017 e 2018.

Mostro que isso resulta fundamentalmente do sub-financiamento crónico do SNS, que se agravou em 2018 pois as transferências neste ano do Orçamento do Estado para o SNS foram inferiores às de 2017, apesar dos gastos terem aumentado 5,4% entre 2017 e 2018 nas rubricas mais importantes e com maior peso.

Tal situação associada a uma gestão dominada pelo Ministério das Finanças, orientado pela obsessão em reduzir rapidamente o défice orçamental para zero, que gera e agrava a má gestão e a ausência de apuramento de responsabilidades, a que se junta a promiscuidade público -privado nomeadamente a nível de profissionais fomentada também por falta de meios, está a conduzir o SNS a uma situação insustentável, sentida já pela população, que é necessário rapidamente inverter se se quiser salvar o SNS.

E não interessa continuar a fechar os olhos à realidade e negar o que é cada vez mais evidente. O negócio privado da saúde está-se a expandir em Portugal à custa da destruição do SNS que muitos daqueles que o defendem teimam em negar.

Espero que este estudo contribua para um debate objectivo e fundamentado sobre o SNS que é necessário defender porque é fundamental para os portugueses. Neste estudo apresento algumas propostas polémicas – norma travão, exclusividade dos profissionais – que são o meu contributo para esse debate e para a defesa do SNS

Eugénio Rosa

Economista

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome