Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Funcionários do SEF, Finanças e Segurança Social detidos em megaoperação da PJ

18-10-2019 - Carolina Rico

Organização fraudulenta foi desmantelada esta manhã numa operação com 240 inspectores da PJ no terreno.

Polícia Judiciária (PJ) deteve mais de 20 membros de uma associação nas estruturas do Estado que se dedicava a viabilizar a legalização de imigrantes a troco de subornos.

Entre os detidos na designada Operação "Rota do Cabo" há dois funcionários da Autoridade Tributária, dois da Segurança Social, uma inspectora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e três advogados, avança a TVI24.

São suspeitos "da prática dos crimes de associação criminosa, auxílio à imigração ilegal, de casamento por conveniência, de falsificação de documentos, de abuso de poder, de corrupção activa e passiva, de branqueamento, de falsidade informática e acesso indevido".

Através dos respectivos sistemas informáticos, os suspeitos eram capazes de manipular e falsear informações sobre contratos de trabalho fictícios para aquisição de títulos de Autorização de Residência. Uma vez considerados legais no país, os imigrantes tinham muitas vezes como destino a escravatura laboral ou sexual em Portugal ou noutros países do espaço Schengen.

Foram visados milhares de migrantes provenientes de diversos países da Ásia Meridional e África, revela a PJ em comunicado enviado às redacções.

Há ainda mais de uma dezena de detidos, com idades compreendidas entre os 28 e os 64 anos, por ligações a este esquema que operava há vários anos, suspeitos de fomentar a vinda para Portugal de novos imigrantes com promessas de trabalho e legalização garantida.

Este é o culminar de uma investigação com mais de três anos da Unidade Nacional de contra terrorismo da PJ. No terreno estiveram esta manhã 240 inspectores da PJ no terreno, que fizeram ainda buscas domiciliárias, em escritórios de advogados e na Autoridade Tributária e na Segurança Social.

Os detidos serão presentes a um juiz esta quarta-feira para primeiro interrogatório judicial tendo em vista a aplicação das respectivas medidas de coação.

A PJ destaca "a melhor colaboração institucional por parte destes Serviços do Estado" e também o Instituto da Segurança Social garantiu em comunicado que "tem vindo a prestar toda a colaboração à Polícia Judiciária, mantendo uma articulação permanente com as autoridades policiais".

Já o SEF revela em comunicado que "a funcionária detida no âmbito da operação havia já sido constituída arguida no âmbito de um processo-crime instaurado pelo SEF e alvo de um processo disciplinar comum, devido aos fortes indícios da prática dos crimes de corrupção passiva, abuso de poder e falsificação de documentos"

Fonte: TSF.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome