Edição online semanal
 
Sexta-feira 18 de Outubro de 2019  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

MATOSINHOS INDEPENDENTE A AVANÇAR

04-10-2019 - N.A.

O Matosinhos Independente ( MI) reuniu em Leça do Balio, continuando o seu périplo pelas freguesias do concelho de Matosinhos.

A reunião realizou-se num pão-quente em Leça do Balio, porque o medo e o receio estão instalados em Matosinhos por um domínio avassalador de 44 anos de poder. Algumas pessoas até têm medo de pensar.

Contudo, não deixamos de fazer a reunião que decorreu com muito a propósito. Não nos podemos esquecer que estamos próximo das eleições legislativas, que nada tem que ver com eleições autárquicas, que só realizam em 2021.

Continuamos a recolher assinaturas e ouvir os cidadãos. A Paula Moreira é a coordenadora das proposituras, quer na entrega quer na recolha.

Esteve presente nesta reunião o Mário Russo, engenheiro e professor no IPVC, um especialista em resíduos sólidos, actualmente, trabalha no Brasil e que nos vai ajudar a elaborar um programa ambiental sustentável.

O João Nuno, um jovem promissor, jurista, sugeriu que perante o que se está a passar na Realidade Social, o Matosinhos Independente deve apresentar uma alternativa, não só neste caso, como noutros.

O Mário Russo sugeriu que é importante elencar os problemas de Matosinhos e começar a apresentar propostas.

O Mascarenhas Loureiro, engenheiro e residente em Custóias, realçou que quando as pessoas assinam as proposituras dever-se-ia salientar duas ou três ideias chave do Matosinhos Independente.

Joaquim Jorge concordou em parte com o que foi dito, contudo salientou que esta candidatura é uma proto-candidatura e que sem as assinaturas nada feito.

Cada um de nós, tem que sair da sua zona de conforto, arranjar assinaturas e falar a amigos para também o fazerem. Este processo é moroso, cansativo e hercúleo. Uma candidatura independente, no nosso caso, precisa de 15.000 assinaturas.

O Mascarenhas Loureiro sugeriu que haja um grupo de pessoas encarregue das assinaturas distribuídas pelo concelho e, que de vez em quando, nos encontremos num local específico para também recolher assinaturas e dar a conhecer o movimento.

Apanhando a dica do Mário Russo há várias questões que o MI propõe desde já e que acha muito importantes e que são uma prioridade. Um dos maiores problemas em Matosinhos é a mobilidade.

Não somos contra festas e eventos, mas achamos que os matosinhenses devem ter em 1.º lugar qualidade de vida durante todo o ano:

• IMI mais baixo;

• preço da água mais baixo;

• recolha de lixo eficiente;

• ruas sem buracos e devidamente sinalizadas;

• iluminação das ruas e locais;

• policiamento em condições;

• jardins arranjados;

• praias limpas e sem poluição;

• entre outros.

Joaquim Jorge informou, que o Matosinhos Independente faz um ano de existência em Outubro, contudo para não coincidir com as eleições legislativas do dia 6 de Outubro, será assinalada a data em Novembro.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome