Edição online semanal
 
Sexta-feira 20 de Setembro de 2019  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Brexit. Bruxelas quer usar fundos para catástrofes naturais em caso de saída sem acordo

06-09-2019 - RTP

A Comissão Europeia decidiu na quarta-feira colocar à disposição dos Estados-membros o Fundo Europeu de Solidariedade e o Fundo de Ajustamento à Globalização para ajudar os 27 a atenuar os efeitos da possível saída do Reino Unido sem acordo. A ideia precisa ainda do apoio do Conselho e do Parlamento europeus, mas dada a crescente incerteza política que chega de Londres, a Comissão diz que prefere agir agora do que vir a arrepender-se.

A Comissão Europeia fez um "último apelo" aos cidadãos e empresas da União Europeia para se prepararem para a saída sem acordo do Reino Unido a 31 de Outubro, propondo usar, nessa situação, fundos destinados a desastres naturais.

Esta é a sexta comunicação do executivo comunitário sobre o processo. A Comissão Europeia reitera o apelo a todas as partes interessadas na UE27 para que se preparem para um cenário de saída sem acordo, cujo risco de se tornar realidade aumentou.

"Atendendo à incerteza persistente no Reino Unido quanto à ratificação do Acordo de Saída -- acordado com o Governo britânico em Novembro de 2018 -- e à situação política geral no país, continua a ser possível um cenário de saída sem acordo em 1 de Novembro de 2019, embora tal não seja desejável", acrescenta Mina Andreeva, porta-voz da Comissão Europeia.

A Comissão propôs que o Fundo de Solidariedade da União Europeia e o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização - criados para apoiar situações como inundações ou de trabalhadores que perderam o emprego por mudanças no comércio mundial - "estejam disponíveis para apoiar as empresas, os trabalhadores e os Estados-membros mais afetados por um cenário de saída sem acordo", explica o executivo comunitário.

A instituição ressalva que a proposta ainda terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome