Edição online semanal
 
Quarta-feira 19 de Junho de 2019  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

SNS: Situação e Problemas Atuais e Desafios

07-06-2019 - Eugénio Rosa

Num conjunto de 16 “slides” com o titulo “SNS: SITUAÇÃO E PROBLEMAS ATUAIS E DESAFIOS FUTUROS - 40 APÓS A CRIAÇÃO DO SNS” analiso alguns dos problemas mais graves que enfrenta o SNS e os seus profissionais, mostrando que as propostas de nova Lei de Bases da Saúde que estão em debate na Assembleia da Republica (do governo e dos diversos partidos políticos) não resolvem os dois problemas mais graves que o SNS enfrenta atualmente e que estão a destruí-lo (subfinanciamento crónico e promiscuidade público-privado nomeadamente dos profissionais de saúde que trabalham simultaneamente em hospitais públicos e hospitais privados). E isto devido às baixas remunerações que auferem no SNS e à ausência de uma carreira digna.

Esta é uma forma como o SNS está a financiar também a explosão do negócio privado da saúde em Portugal através do fornecimento de profissionais altamente qualificados, muito mal pagos no setor publico, que depois são obrigados a trabalhar no setor privado a preço de saldo (à percentagem ou a ato), sujeitando a maioria deles a serem explorados e libertando os grandes grupos privados de saúde de ter de suportar os custos com um corpo clínico próprio.

O subfinanciamento crónico e irresponsável do SNS associado a esta promiscuidade público-privado, que tem sido continuamente ignorada e subestimada. está a destruir/corroer por dentro do SNS, cujas dificuldades crescentes em fornecer serviços de saúde de qualidade é sentido já por toda a população. É preciso ter a coragem de denunciar toda esta situação e de a enfrentar com medidas concretas e não apenas com grandes e bonitas declarações de defesa do SNS que os portugueses já estão cansados de ouvir.

Espero que estudo contribua para tornar mais claras as causas das graves dificuldades atuais que enfrenta o SNS no fornecimento de serviços de saúde de qualidade à população, da degradação real do SNS, e da necessidade de serem tomadas medidas concretas urgentes. E isso só acontecerá quando os portugueses se empenharem mais ativamente na defesa do SNS, pois mesmo para este governo Costa/Centeno continua a ser mais importante financiar, com dinheiro de impostos, o Novo Banco do que o SNS.

Eugénio Rosa

Economista

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome