Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Angola vai “atacar” Portugal com sanções económicas

19-01-2018 - Lusa

Angola está a preparar-se para aplicar sanções económicas a Portugal, no âmbito da tensão diplomática entre os dois países por causa do caso judicial do ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente. As exportações nacionais podem vir a ser prejudicadas.

O arranque do julgamento em que Manuel Vicente é acusado de ter corrompido o ex-procurador do Ministério Público português Orlando Figueira, para obter decisões favoráveis em processos judiciais, está previsto para a próxima segunda-feira, 22 de Janeiro.

Mas neste momento, ninguém sabe sequer se o julgamento começará mesmo. Em Angola, estão certos de que “Manuel Vicente não vai ser julgado”, apurou o Jornal de Negócios, sublinhando o facto de a justiça portuguesa não ter conseguido notificar o ex-vice-presidente angolano.

Certo é que o caso está a provocar consequências irremediáveis e Portugal pode esperar sanções económicas de Angola, a começar pelas exportações, conforme avança o Negócios.

O Governo de João Lourenço estará a planear a “redução substantiva das importações” de Portugal, apostando antes em países como Espanha e Itália, refere o mesmo jornal.

Uma decisão que poderá “colocar em dificuldades muitas das mais de cinco mil empresas nacionais que vendem” para Angola, conforme repara o Negócios.

A publicação económica nota que em 2017, só entre Janeiro e Setembro, as exportações portuguesas para Angola chegaram aos 1,3 mil milhões de euros, “mais do que as realizadas na totalidade de 2016”.

Mas para lá das exportações, o Negócios refere que Angola poderá também “vetar empresas nacionais em concursos e empreitadas“, colocar “dificuldades acrescidas” no “repatriamento de capitais” para Portugal e impor “limites à actividade dos bancos com capitais portugueses a operar em Angola”.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome