Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Composições Históricas Movimentadas para o MNF no Entroncamento

15-12-2017 - N.A.

O Museu Nacional Ferroviário recebeu no Entroncamento duas novas composições históricas que irão ser incorporadas na coleção do Museu: a UTE (Unidade Tripla Elétrica) 2057 e a UTD (Unidade Tripla Diesel) 655-625-661.

As duas unidades, pertencentes respetivamente às séries 2050 e 0600/0650 da CP e produzidas pelo importante fabricante português SOREFAME na segunda metade do século XX, destacaram-se num momento histórico de viragem e modernização na exploração ferroviária em Portugal, marcado pela extinção da tração a vapor e pelo processo de eletrificação de grande parte da rede nacional. Estas composições serão agora incorporadas na coleção do Museu e restauradas, e futuramente colocadas em exposição.

A operação de movimentação entre o Complexo Oficinal da EMEF, no Entroncamento, e o Museu foi levada a cabo com o imprescindível apoio da Medway (na componente da tração), da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e da Infraestruturas de Portugal, no suporte operacional.

O MNF agradece à CP – Comboios de Portugal e a todos os intervenientes neste processo que contribui para a salvaguarda destes dois testemunhos da história do caminho de ferro em Portugal.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome