Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

DiEM25 em Lisboa

15-12-2017 - N.A.

O DiEM está organizado em CED´s (Colectivos Espontâneos DiEM) que tomam as suas iniciativas próprias, como esta. Há CED´s no Porto, em Faro e Oeiras, além do nosso, de Lisboa.

Decidimos organizar acções de debate com pessoas eventualmente também organizadas por qualquer tipo de associações.

A orientação geral é desenvolver a consciência da situação não-democrática que se vive na UE e dos riscos de catástrofe social (como já aconteceu na Grécia) agora generalizada pela implosão do Euro e da União Europeia (como aconteceu com a União Soviética).

A continuação das políticas que produziram a falência do sistema financeiro global (o gigantismo e concentração da banca não resolvem o problema, ao contrário) continua a produzir as condições de implosão que já se verificaram em 2008, mas agora em maiores proporções. O DiEM propõe um New Deal para a Europa – um programa de financiamento da transição verde com redução drástica da pobreza – que espera poder influenciar as políticas europeias actuais, com a finalidade principal de preparar alguma capacidade de reacção contra a nova crise financeira que se anuncia, ao mesmo tempo que prepara contra o exacerbar dos nacionalismos, um movimento constitucional para a Europa, respeitadora das nações, das regiões, das cidades, das localidades, cujas dinâmicas próprias devem ser organizadas e expressar-se.

Queremos servir para que as populações sintam ser a hora de pensarem e fazerem política para o bem comum, a partir das suas situações concretas e com respeito pelas situações de outros, como as populações portuguesas em risco de vida por causa dos fogos ou das inundações, no país e noutras partes da Europa, incluindo a violência política, como na Irlanda do Norte, na Catalunha, ou os trabalhadores migrantes e os refugiados.

Encetámos uma série de contactos pessoais para organizar este movimento, e estamos abertos e desejosos de mais participantes e abertura para pensar e intervir livremente na política, sem teias de compromissos sectários e conspirativos, sem interesses pessoais envolvidos, sem profissionalização. Temos os nossos objectivos e queremos partilhá-los com quem entender por bem a democracia, a defesa do meio ambiente, o respeito pelos trabalhadores não nacionais e refugiados, a protecção económica para os mais desfavorecidos.

Aguardamos por reacções. Queremos colaborar convosco.

CED-Lisboa001

Email: info@diem25.org

https://diem25.org/

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome