Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cerca de 45 mil catalães manifestam-se em Bruxelas

08-12-2017 - João Francisco Guerreiro

Milhares de catalães aproveitaram a ponte entre dois feriados para viajar para Bruxelas, levando o independentismo catalão à cidade capital da Europa.

Viajaram de avião, autocarro, automóvel ou caravana. Uma das manifestantes disse à TSF que o objectivo é "mostrar à Europa" que Espanha "não é uma democracia".

Junto à praça Schuman, no coração do bairro europeu, em frente às instalações da embaixada da Catalunha, encerrada por força do artigo 155 da constituição espanhola, Pilar Graugés Tenas, professora em Barcelona, confessa o sentimento de "uma certa tristeza".

Nas ruas próximas do Parque Cinquentenário, algumas pessoas mostravam-se surpreendidas com a presença de carros blindados, desconhecendo que são habituais na capital belga. "Olha como nos recebem, com blindados", exclamou um homem que usava uma bandeira como se fosse uma casa pelas costas.

Josep viajou 1300 quilómetros desde a terra onde foi quase vizinho de Puigdemont e considera que aquele que também participou esta quinta-feira na manifestação é o seu "presidente".

No Parque Cinquentenário, a estátua de Robert Schuman - o luxemburguês que lançou as bases para aquilo que é hoje a União Europeia -, está envolta numa bandeira da independência catalã. Muitos querem daqui levar a recordação de uma fotografia daquilo que parece mostrar uma contradição.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome