Edição online semanal
 
Sexta-feira 15 de Dezembro de 2017  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento poderá fechar em 1 de Janeiro de 2018

01-12-2017 - N.A.

O primeiro prémio para o Melhor Evento Público do Mundo foi atribuído a um projecto com o comboio presidencial, desenvolvido numa parceria entre o Museu Nacional Ferroviário e uma empresa. Também recentemente, este Museu, com sede no Entroncamento, foi considerado pelo público um de entre os cinco melhores museus nacionais para receber as famílias.

Porém, por falta de financiamento, este museu da Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado, poderá fechar em 1 de janeiro. Esta Fundação é uma entidade absolutamente credível. Conta, de entre os seus fundadores, entidades como a Infraestruturas de Portugal, a CP, a Siemens SA e a própria Câmara Municipal do Entroncamento.

Desenvolvendo todos os esforços para impedir o seu encerramento, o Bloco de Esquerda propôs, em sede de Orçamento de Estado 2018, uma solução que abriria a possibilidade do financiamento, permitindo ao Museu manter as portas abertas, a partir de 1 de janeiro. A solução seria integrar o museu na lista de entidades que ficam de fora da aplicação das restrições impostas às fundações e não significaria novos encargos para o Orçamento do Estado.

Na Assembleia da República, esta proposta foi incompreensivelmente rejeitada com os votos contra do PS e do PSD. Apenas contou com os votos favoráveis de BE, PCP, PEV e CDS.

O Bloco de Esquerda reputa esta decisão do PS e do PSD de absolutamente lamentável. O museu poderá mesmo vir a ter de fechar portas no início o ano. Como irão estes partidos justificar perante a cidade do Entroncamento, a região e o país o abandono do Museu Nacional Ferroviário?

Apesar da infeliz opção de PS e PSD, o Bloco de Esquerda não desiste. Embora demore mais tempo até que este novo processo tenha um novo e incerto desenlace, com prejuízo para todos, nos próximos dias o BE apresentará um Projeto de Lei exatamente com o mesmo conteúdo da proposta que pretendia agilizar através do Orçamento de Estado.

Intervenção do deputado Carlos Matias (BE)

Bloco de Esquerda Santarém

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome