Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Sobre os lucros das petrolíferas em Portugal

17-11-2017 - Eugénio Rosa

No estudo anterior analisei o preço da eletricidade pago pelos consumidores portugueses sistematicamente superior ao preço médio da União Europeia, o que permite às empresas obterem lucros exorbitantes.

Neste estudo com o titulo " PETROLÍFERAS EM PORTUGAL SEM CONTROLO ARRECADAM LUCROS EXTRAORDINÁRIOS IMPONDO PREÇOS AOS CONSUMIDORES SUPERIORES AOS DA UNIÃO EUROPEIA: nos primeiros 9 meses de 2017, os lucros da GALP foram superiores em 300% aos obtidos em idêntico período de 2016", mostro, utilizando dados oficiais divulgados pela Direção Geral de Energia do Ministério da Economia, que isso também acontece na área dos combustíveis - gasolina e gasóleo - em que os consumidores portugueses são obrigados a pagar preços sistematicamente superiores aos preços médios da União Europeia, o que permite às petrolíferas obterem lucros inaceitáveis à custa dos portugueses.

Segundo dados divulgados pela própria GALP, os lucros desta empresa nos primeiros 9 meses de 2017 foram quatro vezes superiores aos que obteve em idêntico período de 2016.

E tudo isto acontece perante a passividade do regulador e também do governo e num país onde o rendimento médio corresponde a cerca de metade da média dos países da União Europeia.

Tal como acontece na eletricidade, também nos combustíveis os portugueses pagam mais, ganhando menos. Lucros acima da U.E. com salários muito abaixo da União Europeia. Quem põe cobro a isto?

Espero que este estudo feito com base em dados oficiais, ao denunciar uma situação de autêntico escândalo, possa contribuir para alterar esta situação grave suportada pelos consumidores portugueses.

Eugénio Rosa

Economista

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome