Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Forte adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica

23-06-2017 - Abril

O primeiro dia de greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica contava, quarta-feira de manhã, com uma adesão na ordem dos 100%, informou o sindicato. Exigem que o processo de revisão de carreira seja finalizado, com a publicação do diploma.

A área de trabalho abrange 22 profissões, três delas por regulamentar, em áreas como análises clínicas, radiologia, fisioterapia, farmácia ou cardiopneumologia, num total de cerca de dez mil profissionais.

Na quarta-feira de manhã, um comunicado do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) adiantava, quanto à greve, que «a taxa de adesão é da ordem dos 100%».

Estes trabalhadores realizam greve tendo como objectivo a imediata aprovação «dos projectos de diploma de revisão/criação das carreiras dos técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica», nos termos do acordo firmado entre o Governo e os sindicatos no passado dia 12 de Dezembro.

Segundo o sindicato, «neste período apenas os serviços mínimos serão garantidos, como é o caso dos doentes oncológicos em quimioterapia e radioterapia, e as unidades de queimados, tendo em conta a situação que alguns hospitais da zona Centro do País vivem por causa das vítimas dos incêndios».

A greve, que começou no dia 21 às 0h, prolonga-se até às 24h de quinta-feira e repete-se a partir de 29 de Junho, por tempo indeterminado.

Com a carreira desactualizada há quase 18 anos, estes trabalhadores também efectuam esta tarde uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde. Recentemente, já tinham realizado outras greves.

Na terça-feira, o Governo garantiu que a revisão da carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica deverá ser aprovada em Julho, mas o sindicato decidiu manter a greve para o dia 21.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome