Edição online semanal
 
Domingo 25 de Junho de 2017  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Barragem espanhola põe em risco uma das maiores reservas de lítio de Portugal

16-06-2017 - Zap

A construção de uma barragem da eléctrica espanhola Iberdrola na zona de Covas do Barroso, em Vila Real, está a pôr em risco uma área que tem, potencialmente, uma das maiores reservas minerais de lítio de Portugal.

Este alerta é avançado num estudo do Grupo de Trabalho do Lítio (GTL), que foi encomendado pelo Governo e que coloca Portugal como uma potência mundial no capítulo do chamado “petróleo branco”, ou seja o lítio, que é usado para a produção de baterias para carros eléctricos.

O jornal Público revela que os especialistas que assinam o relatório do GTL consideram que a barragem da Iberdrola no Tâmega, na zona das Covas do Barroso, em Vila Real, Trás-os-Montes, vai inundar uma zona que pode incluir a maior reserva de lítio do país.

Estes especialistas pedem ao Governo que acelere a exploração da zona, para esta poder ser estudada antes da inundação.

Há ainda receios de que as obras da barragem promovam a contaminação excessiva das águas por lítio.

A obra da Iberdrola já está a ser alvo de críticas de associações ambientalistas, mas, neste momento, já não se acredita que a construção da barragem possa ser anulada.

O Estado recebeu, só no ano passado, mais de 30 pedidos para a extracção de lítio em Portugal. Este mineral é visto como o “petróleo branco”, numa altura em que os carros eléctricos estão em amplo crescimento, com o nosso país no top dez dos países com mais potencial para a sua extracção.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome