Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Trump pediu ao diretor do FBI para esquecer Flynn e prender jornalistas

19-05-2017 - Lusa

O Presidente dos EUA terá pedido ao diretor do FBI para encerrar a investigação sobre as eventuais ligações do seu ex-conselheiro, Michael Flynn, à Rússia e ainda terá sugerido que os jornalistas que publicassem fugas de informação deveriam ser presos.

Segundo o New York Times, este pedido de   Donald Trump   ao agora ex-diretor do FBI terá acontecido depois de uma reunião entre os dois em fevereiro, na Casa Branca, de acordo com um memorando escrito por   James Comey .

“Espero que possa deixar passar isto. Ele é um bom homem”, terá dito o Presidente dos EUA ao antigo diretor do FBI, na reunião que aconteceu um dia depois do conselheiro   Michael Flynn   se ter demitido, diz o jornal norte-americano.

O ex-conselheiro deixou o cargo depois de ter assumido que mentiu ao vice-presidente, Mike Pence, e a outros funcionários sobre os seus contactos com a Rússia.

Entretanto, a   Casa Branca já veio negar   as revelações do jornal americano num comunicado. “O Presidente nunca pediu a Comey ou a outra pessoa para encerrar qualquer investigação, incluindo alguma que envolva o General Flynn”, afirma.

O New York Times escreve ainda que Comey estaria a escrever este tipo de memorandos por ter percebido que o chefe de Estado estava claramente a tentar interferir na investigação. O jornal assegura que as notas de um agente do FBI são consideradas muito credíveis, caso sejam levadas a tribunal como provas de conversas ou afirmações.

De acordo com o mesmo jornal, Donald Trump terá também sugerido ao ex-diretor do FBI que os   jornalistas que publicassem fugas de informação deveriam ser presos .

Na semana passada, o Presidente despediu Comey do cargo, justificando esta decisão com o facto de este estar a fazer um “mau trabalho” relativamente à investigação sobre os e-mails da sua antiga rival democrata Hillary Clinton.

No entanto, facto é que Comey estava também a investigar a alegada interferência da Rússia nas eleições de novembro passado, o que levou muitos a  compararem  esta atitude com a de Richard Nixon no famoso   “caso Watergate”.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome