Edição online semanal
 
Sexta-feira 6 de Dezembro de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Trump diz que vai designar cartéis mexicanos como organizações terroristas

29-11-2019 - Lusa

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que vai designar os cartéis mexicanos como organizações terroristas estrangeiras.

"Sim, vou designar os cartéis de drogas. Absolutamente", disse Trump quando questionado sobre o tema durante uma entrevista de rádio no canal do conversador Bill O`Reilly.

O Presidente norte-americano reconheceu que está a trabalhar nesta matéria há 90 dias, já que "o processo não é fácil".

Trump, no entanto, não detalhou as consequências da designação desses cartéis mexicanos como organizações terroristas.

"Não vou dizer o que vou fazer", respondeu Trump, questionado se iria usar drones para realizar ataques.

No entanto, admitiu que ofereceu ao Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, uma colaboração na luta contra os cartéis: "Eu disse-lhe para nos deixar entrar e limpar tudo, mas, até ao momento, ele rejeitou a oferta".

"Gosto muito do Presidente (López Obrador), dou-me bem com este Presidente, muito melhor do que com anterior (Enrique Peña Nieto), e, em teoria, este Presidente tem tendências socialistas, mas acho que ele é um bom homem", acrescentou.

Os Estados Unidos têm uma longa lista de organizações designadas como terroristas, como as organizações islâmicas, marxistas ou separatistas.

Entre essas organizações estão o Hamas palestiniano e o Hezbollah libanês, o Exército de Libertação Nacional da guerrilha colombiana (ELN), o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica Iraniana ou o grupo jihadista do Estado Islâmico.

A designação dos cartéis como terroristas pode levar a novas sanções contra essas organizações, além de mais recursos para combatê-los.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome