Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Catalunha. Polícia francesa retira manifestantes da auto-estrada bloqueada

15-11-2019 - RTP

A brigada antimotim da polícia francesa começou a retirar à força os manifestantes independentistas catalães e a desimpedir a autoestrada em La Jonquera, na terça-feira de manhã. A estrada continua, no entanto, fechada no lado espanhol.

Na segunda-feira, milhares de manifestantes catalães cortaram a autoestrada AP-7 na fronteira entre Espanha e França, tendo atravessado até ao lado francês. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, a polícia de choque francesa começou a retirar os manifestantes, recorrendo ao uso de força e a gás lacrimogéneo, na fronteira de La Jonquera.

Os independentistas catalães do movimento Tsunami Democrático instalaram-se no lado francês, sentados na estrada e junto à esquadra francesa da Gendarmerie, bloqueando o acesso à AP-7 nos dois sentidos e ignorando as ordens da polícia, descreve o El País.

Os cerca de dois mil manifestantes que se juntaram neste protesto para "forçar a Espanha a negociar" a independência da Catalunha passaram a noite em tendas de campanha e dentro dos carros parados no meio da auto-estrada.

Estava previsto que o protesto, que começou esta segunda-feira, durasse três dias. Contudo, cerca de 24 horas depois, a polícia de choque francesa avançou pelas 08h00 da manhã desta terça-feira (07h00 em Lisboa) sobre os manifestantes.

As forças anti-motim tinham alertado que iriam recorrer à força para desimpedir a fronteira, se os catalães não desmobilizassem. Alguns manifestantes, que formaram barricadas com materiais de obras e veículos, acederam ao pedido e retiraram os veículos, para não serem multados.

o jornal espanhol La Vanguardia avança que os Mossos d'Esquadra estão em negociações com a deputada Marta Rosique da ERC (Esquerda Republicana da Catalunha) para retirada dos veículos que estão a bloquear a estrada em La Jonquera.

Durante o dia de segunda-feira, os ministros do Interior espanhol e francês, Fernando Grande-Marlaska e Christophe Castaner, mantiveram-se em "comunicação constante", segundo fontes do governo citadas pelo El País.

A polícia francesa recebeu, por isso, ordens para desbloquear o acesso à fronteira com Espanha.

Os manifestantes recuaram até ao lado espanhol e desimpediram La Jonquera, com os avanços da polícia francesa, mas os acessos à auto-estrada continuam bloqueados nos dois sentidos.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome