Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Comandante que desviou dinheiro da Protecção Civil recebe avença do Estado

18-10-2019 - N.A.

Gil Martins foi condenado de desviar mais de cem mil euros da Proteção Civil. Ainda assim, o antigo comandante recebe uma avença de mil euros brutos por mês.

O ex-comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) Gil Martins foi condenado pelo desvio de mais de 100 mil euros da Escola Nacional de Bombeiros, mas, segundo o Correio da Manhã, recebe uma avença de mil euros brutos mensais do Estado.

Gil Martins está a trabalhar “em regime de avança para a Escola de Bombeiros”, recebendo 700 euros após descontos. Foi contratado em 2014 para um programa de formação de futuros oficiais.

Ainda assim, o matutino explica que o antigo comandante terá de devolver os mais de 100 mil euros de que foi condenado de desviar há quatro anos. Contudo, ainda não a começou a pagar, porque, segundo o próprio, “o tribunal ainda não comunicou o valor exato” da multa.

Foi condenado a  quatro anos e seis meses de pena suspensa, tendo sido absolvido do crime de falsificação de documentos. Martins foi acusado de desviar 118 mil euros dos fundos do dispositivo de combate a incêndios para pagar despesas pessoais, de familiares e de amigos.

O presidente da Escola de Bombeiros, José Ferreira, explicou ao CM que não há nenhum “impedimento legal” e que Gil Martins foi contratado ainda durante a fase de julgamento, em 2014. O  ex-comandante diz-se inocente e refere que não há qualquer conflito de interesses.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já solicitou um pedido de esclarecimentos à ANEPC.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome