Edição online semanal
 
Sexta-feira 20 de Setembro de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Trabalhadores dos call centers preparam acção nacional de luta

30-08-2019 - AbrilAbril

A acção está prevista para finais de Setembro e pretende «endurecer» a luta no sector que gera milhões de lucros «à conta de baixos salários» e de uma elevada precariedade.

Em comunicado, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (Sinttav/CGTP-IN) afirma que existem mais de 100 mil trabalhadores dos call centers que desempenham funções «permanentes e imprescindíveis» ao negócio de grandes grupos económicos como a NOS, a Vodafone, a MEO, a EDP ou a BANCA, mas que não têm vínculo à empresa onde trabalham.

O «recurso ao sistema de externalização de serviços» assumido pelas inúmeras empresas prestadoras de serviços instaladas em Portugal, que «não produzem um alfinete», é a forma de explorar «até ao infinito» muitos milhares de trabalhadores em benefício dos accionistas, que arrecadam anualmente lucros de muitos milhões de euros «à conta de baixos salários».

O sindicato considera então que «a luta tem que endurecer» e diz estar determinado a organizar uma «grande acção nacional» com o apoio da CGTP-IN. Acrescentou que a precariedade laboral não é um problema que afecta exclusivamente este sector ou a juventude, mas é transversal a diversas actividades e põe em causa o desenvolvimento do País.

Nesta acção, os trabalhadores pretendem reivindicar uma regulamentação que defina a profissão, a carreira profissional e salários justos. Exigem também a aplicação de regras rigorosas no recurso à subcontratação em regime temporário ou outsourcing, como passo importante para travar «o uso e abuso das empresas em falsear as necessidades que deveriam ser justificadas com postos de trabalho efectivos».

A acção nacional está prevista para finais de Setembro e será articulada entre vários sindicatos do sector.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome