Edição online semanal
 
Sexta-feira 20 de Setembro de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Um “murro na mesa” para mudar o sistema. Rio quer menos deputados e mandatos limitados

30-08-2019 - Lusa

A reforma do sistema político é uma das propostas do programa eleitoral do PSD para as eleições legislativas de 6 de Outubro. Rui Rio diz que é preciso dar “um murro na mesa” para mudar “um regime” com 45 anos.

O presidente do PSD defende que é preciso dar “um murro na mesa” para reformar o sistema político, notando que é necessário que haja círculos eleitorais mais pequenos nas legislativas e redução do número de deputados em função dos votos em branco.

“Muitas outras coisas no sistema político podem ser ajustadas”, destaca Rui Rio, frisando que “o regime tem 45 anos e nestes anos cansou”. “Ou damos todos [os partidos] um murro na mesa ou o descrédito será cada vez maior”, diz, frisando que “inovar, adaptar os partidos ao século XXI, alterar o sistema político, voltar a conciliar as pessoas com os partidos é absolutamente vital para a democracia”.

Numa conferência de imprensa na sede do PSD no Porto, Rio apontou a limitação do número de mandatos dos deputados na Assembleia da República, uniformizar para cinco anos a duração dos mandatos autárquicos, legislativos e presidenciais, e implementar “regras obrigatórias de transparência e rigor nos partidos” como “linhas fundamentais” para mudar o sistema político. E são medidas que vão constar do programa eleitoral do PSD.

Rui Rio tem assumido, nos últimos dias, uma postura muito crítica para com o Governo, após um silêncio que foi muito criticado durante as suas férias, em plena greve dos motoristas de matérias perigosas.

Depois de atacar o Governo pela “maior carga fiscal de sempre” e pela promoção de “piores serviços públicos”, Rio desvalorizou os elogios feitos pelo Financial Times a Portugal e a António Costa pela recuperação económica do país.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome