Edição online semanal
 
Quarta-feira 19 de Junho de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Privatização da água na mira do Governo

07-06-2019 - AbrilAbril

O PCP denuncia que tanto o Governo como os municípios liderados pelo PS no distrito de Beja prosseguem a política de transformação da água num negócio com vista à privatização.

O PCP denuncia, num comunicado, que o Governo minoritário do PS e alguns dos seus municípios no distrito de Beja «têm em marcha um processo visando transformar a água num negócio», criando condições para a privatização do sector das águas, tal como aconteceu com o dos resíduos. Como exemplo surge a contratação de serviços externos, comum a todas as empresas do grupo Águas de Portugal.

Os comunistas insistem que o controlo dos municípios é essencial para determinar as políticas do sector para a região e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Por outro lado, opõem-se às «manobras e chantagem» exercidas tanto pelo Governo do PS como pelos anteriores, «impondo formas de associação ou organização das autarquias e das suas competências» para se poderem candidatar e obter os fundos comunitários necessários.

De acordo com o texto, os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura e Ourique estarão a decidir a constituição de uma parceria para a gestão dos sistemas de água em baixa, sem a discussão e esclarecimento necessários, nos respectivos órgãos autárquicos, aos trabalhadores envolvidos e às populações.

Para o PCP «não existe nenhuma razão» para os municípios alienarem uma responsabilidade «tão importante» e com isso a possibilidade de decidirem sobre a sua gestão, passando a ser minoritários nas empresas do Grupo das Águas de Portugal.

«Não há qualquer vantagem neste processo para o interesse público, que, entre outros aspectos, implicará a extinção da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja e a perturbação na situação laboral dos trabalhadores do sector», conclui.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome