Edição online semanal
 
Sexta-feira 19 de Julho de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Crescimento económico. Salto entre Janeiro e Março foi superior ao final do ano passado

03-05-2019 - Joana Marques Alves

Dados da Síntese de Conjuntura, realizada pelo ISEG

As estimativas do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) apontam para uma continuação do crescimento da economia portuguesa: o novo relatório refere que Portugal assistiu a um salto entre janeiro e março superior ao verificado nos últimos três meses do ano passado.

Segundo a Síntese de Conjuntura realizada pelo ISEG, no primeiro trimestre de 2019, "com a ressalva de a informação trimestral ainda estar incompleta",estima-se que o PIB tenha crescido 1,9% em termos homólogos e 0,7% em relação ao trimestre anterior.

Os indicadores agregados de clima e confiança em Portugal apontam para que, em janeiro e fevereiro, “a confiança tem descido mais entre os consumidores do que nos setores empresariais, mas em termos agregados verifica-se uma tendência decrescente. No conjunto dos países da Zona Euro a tendência decrescente tem sido mais vincada”, refere o documento. Há apenas uma exceção: “no setor industrial, a confiança sobe”, explica o relatório.

Quanto ao indicadore de tendência da atividade global foi registada, no mesmo período, uma aceleração “principalmente impulsionada por indicadores ligados ao Investimento, sugerindo como mais provável que o crescimento homólogo do 1º trimestre seja superior ao registado no final do ano anterior, apesar de um contributo negativo da Procura Externa Líquida devido ao crescimento (nominal) das Importações de bens e serviços ter sido, nos dois primeiros meses, bem maior do que o das Exportações”, refere o documento.

Fonte: Jornal i

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome