Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Macron promete uma Notre-Dame ainda "mais bela" em cinco anos

19-04-2019 - Alexandre Brito

Numa declaração televisiva ao país, o presidente francês prometeu fazer renascer a catedral de Notre-Dame que ficou parcialmente destruída depois de um incêndio. Emmanuel Macron espera reconstruir em cinco anos o que as chamas destruíram em 15 horas.

Unidos, todos os franceses, na reconstrução de um dos símbolos nacionais do país. Foi em parte esta a mensagem do presidente Macron numa declaração televisiva ao país. 

"Reconstruiremos a catedral de Notre-Dame ainda mais bela e quero que fique completa daqui a cinco anos" , disse Macron. "Somos capazes e também aí iremos mobilizar-nos".

"Este não é um tempo para política", continuou o presidente francês, isto depois de ter cancelado um discurso que estava planeado para segunda-feira à noite relacionado com o protesto dos coletes amarelos.

Mas a forma e o conteúdo das palavras de Macron não podem deixar de ser interpretadas como um momento que aproveitou para unir os franceses e tentar afastar os problemas dos últimos tempos com os duros protestos nas ruas de Paris. 

"Ontem, ao fim do dia, esta noite, esta manhã, cada um deu o que tinha", disse Macron. "Os bombeiros combateram correndo risco de vida, com heroísmo, os polícias e os cuidadores estiveram presentes, como sempre.  Os parisienses confortaram-se, os franceses tremeram, comovidos, os estrangeiros choraram, os jornalistas escreveram, os escritores sonharam, os fotógrafos mostravam ao mundo estas imagens terríveis".

No caminho da reconstrução, o presidente francês falou também sobre o dinheiro que já foi doado para reerguer Notre-Dame.  "Ricos e menos ricos deram dinheiro para os fundos",  afirmou. "Cada um deu o que pôde. Cada um no seu lugar. Cada um no seu papel. E digo-vos esta noite com força: nós somos este povo de construtores. Temos tanto para reconstruir".

Pouco mais de 24 horas após o incêndio que atingiu a catedral já tinham sidodoados 845 milhões de euros para a rescontrução de Notre-Dame. Uma boa parte desse dinheiro foi dado por três das famílias mais ricas do país. Os donos dos grupos Kering, LVMH e L'Oreal.

A UNESCO também vai apoiar a reconstrução da Catedral de Notre-Dame e decidiu enviar uma missão de urgência "para pôr as suas capacidades técnicas e científicas (...) ao serviço das autoridades francesas".

Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, à conversa com a correspondente da RTP em Paris, Rosário Salgueiro, chamou a atenção para o trabalho que terá de ser feito para reerguer um dos símbolos de Paris.

Como é que a catedral começou a arder?

As autoridades francesas continuam a investigar as causas do incêndio que atingiu a catedral. Para já, dizem que não há qualquer indicação de que tenha sido fogo posto.

As chamas espalharam-se rapidamente pelos suportes de madeira no topo da catedral. Uma zona estava a ser alvo de recuperação. A polícia está por estes dias a questionar os trabalhadores da obra para tentarem perceber como e onde começou o incêndio.

Fonte: RTP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome