Edição online semanal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ASSOCIAÇÃO SALGUEIRO MAIA EVOCOU NA PASSADA 4ª FEIRA DIA 03, O 27º ANIVERSÁRIO DA MORTE DO SEU PATRONO

05-04-2019 - Eduardo Costa

A ASM participou ao longo do dia, na evocação da morte do seu Patrono, de manhã em Santarém e à tarde em Castelo de Vide, onde nasceu e se encontra sepultado.

Em Santarém, no Jardim dos Cravos onde se encontra a estátua de Salgueiro Maia, junto a uma viatura blindada “Chaimite”, a ASM integrou as cerimónias organizadas pela Câmara Municipal, em coordenação com a “Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril”.

No local, realizaram-se os respetivos toques de clarim de homenagem ao falecido, a cargo de uma força militar de Santa Margarida que também forneceu a respetiva Guarda de Honra e usaram da palavra diversas entidades.

Salientam-se as intervenções da Exª Vice-Presidente da CMS, Drª Inês Barroso, do Sr CorCav Matos Gomes e, particularmente, as palavras extremamente comoventes da neta de Salgueiro Maia, Daniela Maia, que nos leu as palavras escritas por sua mãe Catarina Maia, imigrada no Luxemburgo, por ocasião do “Dia do Pai”.

Seguiu-se a deposição de flores, tendo no momento que coube à ASM, o seu presidente Cor Andrade da Silva, convidado a Profª Natércia Maia e o Cor Maia Loureiro a acompanha-lo.

Após o que todos foram surpreendidos, mas acompanharam o GRITO da ASM em honra de Salgueiro Maia, seu Patrono, que aqui reproduzo:

Voz: “Capitão Salgueiro Maia”

TODOS: “PRESENTE…SOMOS TODOS CAPITÃES…”

Voz: “Aqui, ombro a ombro, honramos Salgueiro Maia, herói do Povo, de Abril e de Portugal”

TODOS: “SALGUEIRO MAIA PRESENTE

Voz: “Viva Abril, Viva Salgueiro Maia, Viva Santarém, Viva Portugal”

TODOS: “VIVA”

A cerimónia em Santarém, terminou com o canto de “Grândola Vila Morena”.

Após um rápido mas agradável almoço da comitiva da ASM, servido pelo Restaurante “Janeiro da Praça” em Almeirim, seguimos de imediato para Castelo de Vide, onde fomos muito agradavelmente surpreendidos por uma significativa recepção.

Tendo a ASM convidado o Sr. Presidente da CMCV para a nossa singela cerimónia, este fez questão de nos receber, acompanhado pela sua Edilidade, Presidentes de Junta, GNR, Bombeiros e forças vivas da comunidade, além de muito povo, o que muito nos comoveu.

Em Castelo de Vide após os toques de homenagem a Salgueiro Maia a cargo da GNR, seguiu-se a deposição de flores, tendo a ASM mais uma vez convidado a Prof. Natércia Maia a acompanhar-nos. Seguiram-se as palavras alusivas, a cargo do nosso Presidente Cor Andrade da Silva, nosso associado fundador Cor Maia Loureiro e do Sr Presidente da Câmara Dr. António Pita, encerrando-se a cerimónia com um imponente canto do Hino Nacional.

A terminar mais algumas fotos desde evento.

 

 

 

 

 

 

 

Dr António Pita e Cor Andrade da Silva

Cor Leonardo Antão e Maia Loureiro

Profª Natércia, neta Daniela e Dr Antº Pita com a ASM

Informação do início do Hino Nacional

A assim a ASM honrou Salgueiro Maia no 27º aniversário da sua morte.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome