Edição online semanal
 
Sexta-feira 24 de Maio de 2019  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Primeiro Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica

08-03-2019 - Redacção

Governo estabeleceu a véspera do dia Internacional da Mulher (8 de março) como dia de luto nacional.

Primeiro Dia de Luto Nacional pelas vítimas de violência doméstica

O Dia Internacional da Mulher celebra-se, anualmente, a 8 de março. O mote deste ano para o Dia Internacional da Mulher é "Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança".

Este ano o governo decretou dia de luto nacional contra a violência doméstica, na véspera do Dia Internacional da Mulher. Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa considera que "este será um dia em que não devemos apenas homenagear as vítimas e manifestar a nossa solidariedade com as suas famílias, mas também renovarmos, coletivamente, o nosso propósito de continuar o combate a uma realidade intolerável". 

Só este ano já morreram mais de 10 mulheres vítimas de violência doméstica. De acordo com dados revelados pela GNR, PSP e PJ, já foram detidas mais de 120 pessoas suspeitas de crimes relacionados com violência doméstica.

Manuela Tavares, membro da direção da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), faz um apelo à união, sobretudo das mulheres, para no dia 7 usarem uma peça de roupa preta.

No dia 8, a UMAR também apela a todas as pessoas, mas sobretudo às mulheres, a saírem à rua, no final da tarde, de modo a ser reivindicado os direitos das mulheres.
Em Lisboa a concentração pode ser feita no Terreiro do Paço, a partir das 17h30, no Porto, na Praça dos Poveiros, a partir das 18h30, em Braga, às 18h na Avenida Centra, em Coimbra, às 17h30 na Praça da República e em Viseu, a partir das 17h no jardim Tomás Ribeiro.

Esta efeméride decorre desde 1975, ano em que a ONU oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. O dia foi criado com o propósito de recordar as lutas sociais, políticas e económicas travadas pelas mulheres.

Fonte: Rádio Comercial

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome