Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

MATOSINHOS INDEPENDENTE: 1.º ENCONTRO

18-01-2019 - N.A.

A Plataforma de Candidatura à CM Matosinhos 2021, Matosinhos Independente, depois de ter realizado a sua apresentação pública, em Outubro e uma reunião operacional, em Novembro, vai fazer o seu 1.º encontro no dia 19 de Janeiro (sábado), pelas 17h no Sea Porto Hotel em Matosinhos.

Neste 1.º encontro terá uma 1.ª parte de conferência com Paulo Morais com o tema : Negócios nas Câmaras: Urbanismo e Boys, em que Joaquim Jorge, fundador do MI, será o moderador.

Paulo Morais que se tem notabilizado pelo combate à corrupção, faz parte das personalidades, que não integram este movimento, mas acederam dar o seu contributo descomprometidamente, que vamos ouvir e aconselharmo-nos. ( https://www.matosinhosindependente.pt/espacoCidadao/personalidades.html )

A política é um mundo complicado e há quem tudo faça para se manter no poder, construindo grupos de interesse e de entre-ajuda, que se defendem e atacam, tendo acesso a tudo e uns dos outros, usando as amizades e uma rede clientelar nociva ao regime democrático.

Pelos vícios e pecados nas câmaras paga-se um preço muito alto que os seus cidadãos estão fartos, é preciso promover iniciativas sustentadas para todos e não somente para alguns.

Temos que transformar o que está mal e defender o que está bem, mas fazer compreender aos cidadãos o jogo institucional em que se insere a democracia.

A 2.ª parte do encontro, já sem a presença de Paulo Morais, será apresentado publicamente, por Joaquim Jorge, o 1.º proponente da candidatura Matosinhos Independente: Maria Lídia Viterbo Silva Cruz, licenciada em Filologia Românica, professora de português do ensino secundário no Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em S. Mamede Infesta. Os restantes proponentes da candidatura: União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Joaquim Machado, comerciante; União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Maria Manuel Guerra , escriturária; União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões , Maria José Fabião , aposentada; União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Sérgio Santos , informático.

Os proponentes têm que ser matosinhenses recenseados no concelho, isto é, que votem no concelho. Qualquer matosinhense pode assinar a declaração de propositura para concorrermos às eleições autárquicas em 2021, isso não quer dizer que nos apoiem, mas que nos permitem ser uma alternativa ao poder instituído em Matosinhos que fará em 2021 – 47 anos.

Dá-se assim inicio a um dos passos do processo de candidatura com a declaração das proposituras ( https://mi-espacolivre.blogspot.com/2018/12/mi-processo-de-candidatura-proposituras.html ) tendo em conta a informação da CNE (Comissão Nacional de Eleições), as alterações introduzidas pela Lei n.º 47/2018, de 13 de Agosto, ao Regime Jurídico do Recenseamento Eleitoral (Lei n.º 13/99, de 22 de Março), o número de eleitor foi abolido. Assim, a referência existente nos documentos à “letra” e “número de eleitor” foi retirada. As proposituras estão em PDF no site e podem ser imprimidas e assinadas ( https://www.matosinhosindependente.pt/pdf/proposituras.html ).

Esta candidatura é genuinamente da sociedade civil, estamos a começar do zero e a construir uma alternativa de poder independente ao PS, para isso temos que recolher as assinaturas necessárias (15.000).

Cada matosinhense está em sua casa em qualquer lugar de Portugal ou do Mundo, não é necessário viver em Matosinhos para se gostar e amar Matosinhos.

Reclamamos um bom uso dos impostos e o carácter inédito de começar com 3 anos de antecedência e recusamos o status quo, a tirania do subsídio e o medo. O nosso objectivo não é só ganhar as eleições, mas fazer as coisas bem.

Não somos “socialistas fóbicos”, mas está na hora de virar a página. O domínio absoluto que o PS tem tido na CM Matosinhos deve deixar de existir.

Mas somos contra a cegueira voluntária dos matosinhenses que recusam saber o que se passa na câmara: uns por comodismo, outros por distracção, outros porque lhes dá jeito.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome