Edição online semanal
 
Quinta-feira 18 de Outubro de 2018  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

António Costa e a ciência já decidiram. Portugal deve manter hora de verão e de inverno

05-10-2018 - Carolina Rico

Devem os portugueses parar de atrasar ou adiantar os relógios? O primeiro-ministro diz que esta não é uma escolha política, mas sim científica.

António Costa defende que Portugal deve manter o atual regime bi-horário, com uma hora de verão e uma hora de inverno.

Em entrevista à TVI esta segunda-feira, o primeiro-ministro defendeu que este é "o bom critério e único é o critério da ciência".

"O que foi expresso até ao momento é o entendimento de que em Portugal devemos manter este regime bi-horário, com hora de verão e hora de inverno. Não vejo razão para que se contrarie a ciência e se faça algo de forma discricionária", afirmou.

Apesar de não se posicionar, a nível pessoal, "nem contra, nem a favor" do fim da mudança da hora que está a ser discutido na União Europeia, António Costa diz que o Observatório Astronómico de Lisboa também defende o atual sistema horário.

"Há matérias sobre as quais não vale a pena ter doutrinas políticas (...) Vale a pena seguir o que é a informação da ciência. Se a ciência entende que o regime horário mais adequado é este, quem sou eu para dizer o contrário?"

A Comissão Europeia propôs formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia, depois de um inquérito não vinculativo segundo o qual 84% dos inquiridos a nível comunitário se manifestaram a favor de manter sempre o mesmo horário.

A ser formalizada, a medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e depois pelo Conselho Europeu.

Depois, até abril de 2019, os Estados-membros devem comunicar às instâncias europeias se pretendem ficar no horário de inverno ou no horário de verão.

A última mudança obrigatória para a hora de verão deverá ocorrer a 31 de março de 2019. Depois disso, os Estados-Membros que pretendam voltar definitivamente ao horário de inverno ainda poderão fazer uma última alteração do relógio sazonal, a 27 de outubro de 2019. Após essa data, os ajustes dos ponteiros deixam de ser possíveis.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome