Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Irão alerta Kim Jong-un para perigo de confiar em Trump

15-06-2018 - TSF/Lusa

O governo iraniano alertou hoje o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que o presidente Donald Trump pode anular qualquer acordo nuclear com Pyongyang.

"Estamos face a um homem que revoga a sua assinatura", disse Mohammad Bagher Nobakht, porta-voz do governo do irão, citado pela agência oficial Fars.

"Não sabemos se ele não vai cancelar o acordo mesmo antes de regressar a casa", acusou o representante iraniano.

As declarações do porta-voz são as primeiras da parte do Irão depois de Trump e Kim terem terminado em Singapura a sua histórica cimeira sobre a desnuclearização da Coreia do Norte.

O Presidente dos Estados Unidos disse numa conferência de imprensa no final da cimeira estar preparado para iniciar uma nova etapa nas relações com a Coreia do Norte e que o país asiático se comprometeu com a desnuclearização completa do seu arsenal.

Em maio, Trump anunciou a saída dos Estados Unidos do acordo concluído em 2015 entre o Irão e o Grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha)

Tanto os países europeus como a Rússia e a China criticaram a decisão norte-americana e manifestaram empenho em manter o acordo.

O acordo nuclear permitiu o levantamento gradual das sanções económicas e financeiras internacionais ao Irão em troca do compromisso de Teerão de limitar o seu programa nuclear a fins civis.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome