Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Clube dos Pensadores: 12 anos de serviço cívico

16-03-2018 -

Já lá vão 121 debates sempre liderados pelo seu fundador Joaquim Jorge, 12 anos a promover o debate livre de ideias! Por lá, já passaram personalidades como Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Assunção Cristas, Catarina Martins, Jerónimo Sousa e tantos outros.

Desta vez o convidado foi Pedro Duarte, jovem promissor político e director da campanha presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

Pedro Duarte começou por dar os parabéns ao Clube dos Pensadores e elogiar Joaquim Jorge pelo seu trabalho cívico. Em relação à sua saída da vida politica, explicou que o facto de ter saído não significa que tenha perdido o interesse pela politica. Foi deputado e secretário de Estado, mas achou por bem fazer uma paragem e apostar na vida privada.

Diz que não é um profissional da politica e que trabalha no privado (Microsoft), por isso mesmo, não está dependente da politica. Para ele é uma vantagem ser uma voz livre.

Disse que os políticos portugueses estão exactamente no mesmo sitio e que não acompanham as mudanças necessárias, essencialmente, motivadas pela inteligência artificial. Vivemos tempos de grandes incertezas e já estamos a sentir os efeitos das mesmas.

Na sua opinião as coisas mudam muito rapidamente e os nossos políticos não estão a acompanhar! Está tudo em aberto no cenário nacional e, cita o exemplo da França! Macron percebeu e ganhou as eleições. A Europa está em mudança: foi em França, aconteceu o Brexit em Inglaterra, Itália está a mudar. A Alemanha mantém-se com Merkel mas toda a gente já percebeu que está em final de ciclo. O Cenário político sofreu profundamente transformação.

Portugal terá que enfrentar o choque da mudança na vida politica e há gente nos partidos que ainda não percebeu isso. A generalidade dos partidos e dos agentes políticos fogem dos problemas e das respostas pelas quais anseia a sociedade. É um mal comum à generalidade das democracias mais liberais.

Terminou dizendo que, apesar de Portugal ter sabido resistir até agora aos movimentos populistas que têm vindo a crescer em vários países europeus, sem grandes reformas nos partidos e de agentes políticos, os portugueses não devem ficar descansados.

Questionado por Joaquim Jorge se é o "menino" de Marcelo, Pedro Duarte diz que nunca foi atrás de ninguém e que não se considera o menino do professor Marcelo.

Sobre Rui Rio e a sua liderança no PSD diz que está tudo em aberto e que tem todas as condições para se afirmar. Está nas suas mãos, apesar de algumas escolhas infelizes.

O CDS vai passar a "perna" ao PSD? Pergunta Joaquim Jorge.

Pedro Duarte diz que não é grave hoje em dia isso acontecer, porque o futuro será sempre o PSD chegar ao poder com a ajuda do CDS.

O importante é mesmo entre os dois terem os 116 deputados.

O debate terminou, com todos os presentes a cantar os parabéns ao Clube dos Pensadores.

Fonte: É Noticia

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome