Edição online semanal
 
Terça-feira 25 de Setembro de 2018  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Há empresas de limpeza da floresta sem nada para fazer

02-03-2018 - Nuno Guedes

Quem trabalha no setor alerta para empresas sem conhecimentos a limpar floresta e afirma que autarcas não precisam ir buscar empresas a Espanha: se ficarem em Portugal vão gastar muito menos.

A única associação nacional que representa as empresas que fazem a limpeza das florestas garante que ao contrário do que têm dito vários autarcas não é difícil encontrar quem esteja disponível a fazer este tipo de trabalhos e os preços não dispararam.

A Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) vai mais longe e à TSF diz que basta aos municípios contactarem esta associação que lhes será dada uma lista das empresas disponíveis, algo que até agora só duas autarquias fizeram.

O presidente da ANEFA garante que os municípios não precisam, como já ameaçaram, de ir buscar empresas a Espanha para fazer estas limpezas e terão, se ficarem por Portugal, preços muito mais baratos.

Pedro Serra Ramos acrescenta que ao contrário do que se tem dito os preços não dispararam nas empresas que já fazem estes trabalhos há muito tempo. Aquilo que existiu, diz, foi o "pânico" causado pelo e-mail das finanças a anunciar multas para quem não limpa os seus terrenos que gerou uma corrida que encaminhou as pessoas para empresas de outras áreas paralelas que não percebem nada de limpeza da floresta.

Pedro Serra Ramos está convencido que há muita falta de formação nas novas empresas a fazer estas limpezas e "não basta ir ao supermercado comprar um motorroçador para saber limpar mato", aumentando os riscos para as plantas e animais.

Recorde-se que os privados têm até 15 de março para limpar os seus terrenos perto das casas e aldeias. As multas são pesadas e o prazo tem levado a uma troca de acusações entre governo e autarcas. Os municípios garantem que a data limite é impossível de cumprir.

Fonte: TSF

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome